"Foi a canção que deu o tiro de partida para o álbum. Fizémos esta canção juntos, gravámos um dueto e para mim é um grande orgulho", disse à agência Lusa.

Este terceiro álbum de originais, inspirado pela música jazz e bossanova, foi gravado entre Londres, onde a cantora viveu e trabalhou como técnica de som e DJ vários anos, e Lisboa, onde se instalou em 2007.

Além de ter sido escolhido para disco da semana pela rádio Jazz FM, subiu ao quinto lugar do Soulchart, tabela curada pela Star Point Radio, de música soul internacional.

"Embora seja um país com muita música, [Portugal] continua a ser um mercado pequeno. Tenho mais sucesso no Reino Unido do que no meu próprio país", justificou.

Entre as várias colaborações incluídas no álbum, inclui-se uma com a secção de cordas da Orquestra do Teatro de São Carlos e o compositor Pedro Amaral.

"Veludo" é o terceiro álbum de Guida de Palma, depois de "Jazzinho" (2003) e "Atlas" (2007).

A artista é natural de Setúbal, mas partiu para França na década de 1980, com 16 anos, para estudar. Na década de 1990 mudou-se para Londres, onde formou mais tarde o grupo Jazzinho, grupo que continua a acompanhá-la mas com uma formação renovada.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.