Em maio, o Conselho de Administração (CA) do CCB tinha anunciado que a decisão do encerramento fora tomada pela anterior administração, ainda sob a presidência de António Mega Ferreira, e mantida pela atual, presidida por Vasco Graça Moura.

Serão encerrados ao público o centro de reuniões e o centro de espetáculos, mas mantêm-se “em pleno funcionamento” as lojas, a bilheteira, os espaços de restauração e o Museu Coleção Berardo.

"A atual administração manteve a decisão, aproveitando para implementar, no período de encerramento, uma série de melhorias no edifício, que este ano assinala os seus 20 anos, tanto da construção, como da primeira Presidência Portuguesa da União Europeia", de acordo com o comunicado difundido na altura.

O centro cultural ficou este ano sem programação de agosto, devido à não realização do evento "CCB Fora de Si", patrocinado em grande parte pelo Turismo de Portugal, que há seis anos ocupava espaços interiores e exteriores do edifício, com espetáculos de animação.

Na altura, o gabinete de comunicação do CCB tinha justificado que o evento, iniciado em 2007, com periodicidade anual, não se realizava este ano devido a "falta de financiamento" por parte do Turismo de Portugal.

Quando às obras no grande auditório, ainda de acordo com a mesma fonte, consistem na "substituição do sistema de varas de palco".

A programação do CCB reabre a 16 de setembro no grande auditório com o "Concerto de Outono", pelo Schostakovitch Ensemble, formação com direção artística de Filipe Pinto-Ribeiro, em residência no CCB, num programa dedicado a obras de Antonio Vivaldi, Pietr Tchaikovsky e Astor Piazzolla.

A programação do CCB para 2013 (de janeiro a dezembro) será apresentada em outubro e já conterá propostas de criadores portugueses, no âmbito do programa lançado por Vasco Graça Moura.

@SAPO com Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.