A cantora Ana Laíns “é a grande anfitriã deste evento de celebração, que se avizinha repleto de partilha e transversalidade, tendo como ponto de partida a Língua Portuguesa, que liga a história de mais de 250 milhões de pessoas”, segundo o comunicado da Associação 8 Séculos de Língua Portuguesa.

Irão participar no evento, de acordo com a nota, “alguns dos mais emblemáticos nomes da cultura dos países de língua portuguesa”.

Aline Frazão (Angola), Celina Pereira (Cabo Verde), Ivan Lins (Brasil), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Luiz Avellar (Brasil), Marta Dias (São Tomé e Príncipe), Joaquim de Almeida (Portugal) e Paulo de Carvalho (Portugal), são alguns dos muitos participantes no evento.

“O concerto contará com três temas inéditos em colaboração com José Eduardo Agualusa, João Gil, Nuno Júdice e Luiz Caracol”, indicou ainda o comunicado da associação.

Desde 5 de maio de 2014 (Dia da Língua Portuguesa instituído pela Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesas/CPLP) está a decorrer a celebração dos “8 Séculos da Língua Portuguesa”, com eventos organizados pela Associação de mesmo nome.

A Associação visa a valorização e a visibilidade do português enquanto idioma oficial dos países da CPLP, que estão inseridos em múltiplas matrizes geopolíticas e culturais.

Os 800 anos da Língua Portuguesa têm por base os primeiros documentos escritos em português, nomeadamente o testamento de D. Afonso II (em 1214).

@Lusa