Depois de Camané e Jorge Palma, em 2008 e 2009 respectivamente, é a vez de Fausto Bordalo Dias ter Carta Branca do Centro Cultural de Belém para um espectáculo. E o convite encaminhou-se para uma passagem fulcral na obra de Fausto: a sua trilogia sobre a Diáspora Lusitana.

Resultado? Um concerto dividido em três. Três actos em que se vão poder ouvir sete músicas de cada um dos álbuns que compõem esta trilogia marcante na música portuguesa.

Se motivos faltassem («Por este Rio acima» e «Crónicas da Terra Ardente» apresentam já razões de sobra), vai ser possível ouvir pela primeira vez sete novas músicas que vão integrar o próximo álbum.

O disco, ainda sem título divulgado, é a peça final desta trilogia épica feita tanto de infortúnios como de pequenas glórias pessoais. O próximo ano é apontado como a data provável deste novo álbum que, segundo algumas informações, se foca nas viagens dos portugueses por África.

Encarregado da Direcção Musical do concerto está José Mário Branco. Fausto conta com uma banda composta por sete elementos. E parece estar pronto para mostrar mais uma vez que compor ainda sobre a temática dos Descobrimentos não tem nada de obsoleto.

Pode aliás ser uma boa forma de dizer algo sobre o nosso tempo. Até porque por mais anacrónico que possa parecer, Fausto é sempre um artista do nosso tempo, qualquer que ele seja.

Local: Centro Cultural de Belém, Lisboa

Data: Sábado, 19 de Junho

Início: 21h

Entrada: Entre 5€ e 25€

@Frederico Batista