O nome do espectáculo, Especial Portugal, dá logo uma ideia de que a enésima passagem de Bethânia por palcos nacionais tenta marcar pela diferença. Pelo menos no alinhamento, que contará com canções como “Meu amor é Marinheiro” (Manuel Alegre/Alain Oulman) ou “Estranha Forma de Vida” (Amália Rodrigues/Fado Bailado de Alfredo Marceneiro), do repertório de Amália Rodrigues, ou “Cheira a Lisboa” (César Oliveira/Carlos Dias), imortalizada por Anita Guerreiro.

A irmã de Caetano Veloso irá ainda cantar, pela primeira vez em palco, “Trocando em Miúdos” (Chico Buarque/Francis Hime), “Fora de Hora” (Chico Buraque/Dorival Caymmi) ou “Eu Velejava em Você” (Eduardo Dusek). Mas há mais: “Gracie", de Maria Mater, é uma das canções de carácter religioso que também promete condimentar a actuação, e a organização garante ainda algumas surpresas.

Ainda assim, a noite também valerá a pena para quem não quiser ser especialmente surpreendido e preferir mesmo ouvir alguns dos maiores sucessos de Bethânia: “Sonho Impossível”, “Negue”, “Mensagem” e outros clássicos não serão esquecidos no espectáculo.

A "Abelha Rainha"é distinguida esta terça-feira pela Câmara de Lisboa com a Medalha de Mérito (grau ouro), uma vez que "tem, ao longo dos anos, contribuído para a divulgação dos grandes autores da literatura portuguesa, sobretudo de Fernando Pessoa", defendeu a nota camarária.
A cantora já tinha recebido a Ordem do Desassossego, uma comenda com que a Casa Fernando Pessoa (equipamento cultural da autarquia lisboeta) decidiu distinguir alguns nomes que têm dedicado especial atenção à obra do poeta.

A nota camarária salientou ainda a “voz profunda” de Maria Berthânia, qualificada como “expoente da música popular brasileira (MPB), intérprete de canções inesquecíveis”. E amanhã à noite, talvez como retribuição à simpática distinção, a MPB não vai ser a nota dominante de mais um regresso.

Local: Coliseu dos Recreios, Lisboa
Data:8 de Junho
Início da actuação: 22 h (abertura de portas às 21h)
Preço dos bilhetes: entre os 30 e os 240 euros

@SAPO com Lusa

Recital na Casa Fernando Pessoa, em 2010:

"Jeito Estúpido de Ser" (ao vivo):

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.