O programa do concerto, marcado para as 18h00, é constituído por várias cantatas de Bach, o mais consagrado nome do período Barroco, que foram executadas nas celebrações do Natal de 27 de dezembro de 1724, e do Advento, a 2 de dezembro de 1731, na cidade de Leipzig, constituindo “exemplos maiores da arte do contraponto”, destaca a instituição.
Laurence Cummings dirige a Orquestra Barroca e o Coro Casa da Música num concerto no qual são solistas a soprano Ângela Alves, a contralto Iris Oja, o tenor Miguel Leitão e o barítono Luís Rendas Pereira.
O concerto é composto pela abertura da Suite para orquestra n.º 4; motete “Der Geist hilft” BWV 226; cantata “Schwingt freudig euch empor” BWV 36; cantata “Ich freue mich in dir” BWV 133; e motete “Singet dem Herrn” BWV 225.
A Casa da Música recorda, em comunicado, que Johann Sebastian Bach “alcançou a síntese estilística perfeita de todos os compositores que o antecederam” e, para além de ter sido “autor de uma das mais extensas obras musicais de todos os tempos, dedicou muitas das suas partituras ao Advento e à Natividade, criando peças corais de júbilo a Jesus Cristo.
Enquanto os adultos assistem ao concerto as crianças dos três aos 10 anos podem participar em sessões de descoberta e criação musical no Música Toma Conta de Mim.
Este serviço da Casa da Música está disponível entre as 17h30 e o final do concerto.
@Lusa
Comentários