O desafio foi lançado pela organização do Rock in Rio para a edição de 2011, que celebrava o regresso do evento ao Rio de Janeiro após dez anos de interregno.

O objetivo consistia em juntar os maiores representantes do 'rock' brasileiro e português no Palco Sunset, o espaço de partilha de experiências e encontros ao pôr-do-sol.

Os Xutos & Pontapés e os Titãs aceitaram a «provocação» e abraçaram a oportunidade de viver uma «experiência ímpar», refere a organização do evento em comunicado.

«Os mitos, a história e as melhores canções de dois percursos foram partilhados em setembro de 2011 pelos elementos destes coletivos, unidos pela voracidade da música e pela força da sua palavra», pode ainda ler-se na mesma nota enviada.

Em cima do palco, as duas bandas veteranas aventuraram-se pelos dois repertórios e conquistaram o público, apresentando-se como «verdadeiros irmãos musicais», apenas separados por um imenso oceano.

Dos Titãs celebraram-se «Flores», «Porrada» ou «Lugar Nenhum». Dos Xutos lançaram-se «Dados Viciados», «Não Sou o Único» ou «Minha Casinha». Este concerto conjunto fez com que os Titãs tivessem integrado «À Minha Maneira» no alinhamento da sua digressão e que os Xutos entoem, em 2012, o clássico dos brasileiros, «Vossa Excelência».

A vice-presidente do Rock in Rio considera que o espetáculo das duas bandas foi «um momento mágico». Em palco, os dois grupos «pareciam um só, tal era o grau de entrosamento, não só a nível musical, mas também pessoal», afirma Roberta Medina.

«O público brasileiro adorou e, por isso, avançámos com o convite para a edição de Lisboa. Quando vimos as imagens do concerto, a energia que ele transmitia, decidimos partir para o lançamento deste DVD, uma forma de permitir aos fãs eternizarem este momento e ter o Rock in Rio presente nas suas vidas todos os dias», adianta ainda a responsável.

Os Titãs deram o seu primeiro concerto em 1981. Por seu lado, os Xutos & Pontapés estrearam-se em 1979. São muitos anos de 'rock', muitos quilómetros percorridos, muitos palcos palmilhados, mas, ainda assim, cada um destes grupos continua a prestar homenagem ao «engenho alheio».

Conheça o alinhamento do DVD «Ao Vivo no Rock in Rio»:

1. Diversão (Nando Reis/Sérgio Britto)

2. Dados Viciados (Zé Pedro/Tim/Kalú/João Cabeleira)

3. Polícia (Tony Bellotto)

4. À Minha Maneira (Zé Pedro/Tim/Kalú/João Cabeleira/Gui)

5. Não Sou O Único (Zé Pedro/Tim/Kalú/João Cabeleira/Gui)

6. Bichos Escrotos (Nando Reis/Arnaldo Antunes/Sérgio Britto)

7. Porrada (Arnaldo Antunes/Sérgio Britto)

8. Vossa Excelência (Paulo Miklos/Charles Gavin/Tony Bellotto)

9. Para Ti Maria (Zé Pedro/Tim/Kalú/João Cabeleira/Gui)

10. Alta Rotação (Zé Pedro/Tim/Kalú/João Cabeleira)

11. Cabeça Dinossauro (Arnaldo Antunes/Paulo Miklos/Branco Mello)

12. Aluga-se (Raul Seixas/Cláudio Roberto)

13. Minha Casinha (António Luís de Melo/João da Silva Tavares)

14. Flores (Paulo Miklos/Sérgio Britto/Charles Gavin/Tony Bellotto)

15. Lugar Nenhum (Arnaldo Antunes/Marcelo Fromer/Sérgio Britto/Charles Gavin/Tony Bellotto)

16. AA UU (Marcelo Fromer/Sérgio Britto)

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.