Terminado o seu legado junto dos Fingertips, Zé Manel decidiu apostar na sua carreira a solo, criando um alter ego e colocando neste projecto tudo o que há de mais profundo em si. Com letras bastante pessoais e melodias combinadas pelo próprio, Darko destaca-se pela carga melancólica que deposita nas suas composições, mas também pela jovialidade e, ao mesmo tempo, pela sua jálonga experiência musical.

Num cenário igualmente particular, Zé Manel partilha o palco com novos músicos dosquais enaltece e aos quais agradece toda a paciência, compreensão e dedicação ao projecto, para que o resultado final resultasse na perfeição, tal como tinha idealizado. A banda é composta por Jorge Oliveira (bateria), Jorge Loura (guitarras), Alexandre Leão (baixo) e Miguel Amorim (teclas).

Depois do habitual compasso de espera, a banda sobe ao palco e Zé Manel dá início ao concerto com a música “Anymore (Jesus Christ)”,logo seguida por“Reading Your Head” e “The Waterwalker” – esta última dedicada à sua mãe, e que no álbum conta com as segundas vozes do famoso dentista Dr. Miguel Stanley (que não esteve presente em palco).

Ao longo do espectáculo, Zé Manel interage com o público, explicando a mensagem que pretende transmitircom cada música ou a quem a dedica. Segundo o próprio, as letras foram compostas ao longo da década passada, em que as saudades dos aplausos e do carinho dos fãs eram mais que muitas.

Visivelmente feliz e designando este dia como o mais feliz da sua vida, Zé Manel prossegue o concerto com o single de estreia “Define Joy”, logo seguido por “Weirdest Place” e “The Dead”, a sua música preferida do álbum,que dedicaà sua avó.

Continuando a mostrar o seu lado mais melancólico e romântico sofredor, Zé Manel chama ao palco a actriz Sandra Celas para com ela partilhar a música “Para Nunca Mais (Acordar)” e, para surpresa das fãs, é chamado ao palco Alexis Dias (ex-guitarrista dos Fingertips) para tocar a música “Crumbs Of Whatever”. Para concluir, Zé Manel encantou todos os presentes com “Until The Morning Comes” e “A Part Of My World”.

Assim que o concerto terminou, todos os presentes assistiram, em estreia absoluta, à visualização do videoclip do primeiro single de Darko, "Define Joy", que conta com a participação de algumas figuras públicas amigas do cantor.

Encantado, emocionado e bastante empenhado, Zé Manel despede-se do público, agradecendo o apoio de todos, a confiança que lhe depositam e a força que lhe dão para continuar a seguir o caminho da música. O público (maioritariamente feminino) retribuiu carinhosamente com um forte aplauso e sorrisos rasgados. Trata-se de um regresso mais que esperado e -preparem-se meninas (e meninos) -Zé Manel promete levar este disco a todos os locais, de norte a sul do país.

O álbum estará à venda a partir do dia 20 de Junho e contará com uma edição exclusiva Fnac, que contará com mais duas faixas extra: “Not Your F*king Daddy” e “Feed You With Our Love”. Para já, pode ouvir-se o álbum em exclusivo através do portal Music Box.

Ana Cláudia Silva

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.