No entanto, as graves dificuldades financeiras impediram muitas vezes os jogadores portugueses de competir e até mesmo treinar.

O apoio expresso dos Deolinda à equipa assume, assim, uma importância superior, até porque os atletas nacionais procuram ajudas para participar no Campeonato Europeu que se realiza em Bialystok, na Polónia, de 12 a 19 de setembro.

Na busca pelo apoio das marcas, um membro da família dos Deolinda fez uma boneca representativa da banda exclusiva para apoiar a Selecção Nacional de Goalball. Com esta boneca espera-se obter alguns fundos para o projecto, estando a boneca em leilão.

Além disso, os Deolinda fizeram questão de gravar um vídeo de apoio à Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais (ANDDVIS) e aos atletas para se divulgar nas redes sociais, de modo a cativar as pessoas a apoiar esta causa.

Os jogadores têm realizado estágios de preparação da selecção com o apoio da ANDDVIS, que tem procurado garantir apoios para a Selecção, embora até ao momento só o tenha conseguido ao nível de bolas de Goalball oferecidas por duas PME’s portuguesas.

Das restantes marcas contactadas não foi possível conseguir o apoio financeiro para pagar a entrada na competição, as viagens e ainda os equipamentos para a Selecção Nacional.

O que é o Goalball?

O objetivo do Goalball, à semelhança de outras modalidades como o futebol, hóquei em patins ou o andebol é marcar mais golos que o adversário. As partidas duram 20 minutos, com dois tempos de 10.

São duas equipas constituídas por três elementos titulares e três reservas cada. Cada jogador tem os olhos vendados e a bola, para ser ouvida, contém guizos no seu interior que emitem sons - existem furos que permitem a passagem do som para que os jogadores detetem a sua posição.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.