os Beat Bombers, dupla formada por DJ Ride e DJ Stereossauro, na prova de equipas e, na categoria individual, primeira prova da noite, o vencedor foi o DJ SlimCutz.

Pouco passava da meia-noite quando as portas do TMN ao Vivo, no Cais do Sodré, abriram e os amantes de hip-hop, especialmente da vertente do DJing, foram recebidos por DJ Kwan, dos Mundo Complexo, que aquecia o ambiente, passando clássicos do género. A noite prometia ter muito scratchs e cuts, técnicas utilizadas pelos DJs desta música urbana nascida nos Estados Unidos.

Mas o DJing não foi a única vertente do hip-hop presente: também pudemos ver vários grupos de B.Boys (dançarinos), e MCs - o grupo de Almada MAC representou bem a vertente dos que usam o microfone e a União Artistica do Trancão (UAT) representou os writers com vários trabalhos expostos.

O DMC Campeonato Nacional de DJs estava dividido em três categorias: a individual, equipas e supremacy, sendo que esta última elegia o novo campeão nacional. O júri esteve a cargo DJ Switch, três vezes campeão do mundo DMC.

A categoria individual foi a primeira do evento e aí participaram três DJs: Nucleo, Walk e SlimCutz. Cada um tinha seis minutos para mostrar as suas habilidades entre os pratos e SlimCutz revalidou o título de campeão ao levar a melhor sobre Núcleo, que ficou em segundo, e Walk, em terceiro.

Seguiu-se a prova por equipas, em que cada dupla exibia um set de seis minutos. Apresentaram-se duas duplas, os Supa, os campeões em título (X-acto e Nucleo), contra os Beat Bombers (Ride e Stereossauro).

Os Beat Bombers, com uma atuação de grande nível, beneficiaram do azar dos Supa, que tiveram um problema técnico durante a sua exibição, tornando fácil a escolha do júri. A dupla formada pelo DJ Stereossauro e pelo DJ Ride já se tinha sagrado vice-campeã do mundo de scratch IDA em 2010.

Para o fim ficou a prova rainha, a Supremacy. Quatro DJs batalharam entre si para ver quem era o melhor e cada um tinha direito a dois sets de 90 segundos. Nas meias-finais, DJ Yoke venceu DJ Crava e DJ Nucleo derrotou o DJ Kaliops.

Assim tivemos uma final entre DJ Nucleo, que esteve presente em todas as categorias, e DJ Yoke. E foi uma final de grande nível, com os concorrentes a demonstrarem muito boa técnica e criatividade.

O júri acabou por consagrar como novo campeão nacional DJ Yoke.

Yoke e Slimcutz irão representar Portugal no próximo Campeonato Internacional de Londres durante os dias 6 e 7 de outubro.

Para terminar a festa, Switch deu uma showchase after hours e foi possível ver as qualidades que lhe permitiram ser três vezes Campeão do Mundo DMC.

@Edson Vital

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.