A confirmação chegou através de Jon Bon Jovi, vocalista da banda, que esclareceu, finalmente, a saída do guitarrista, em entrevista ao “Showbiz 411”.

“Ele demitiu-se. Ele foi embora”, confirmou, adiantando não haver, porém, ressentimentos: “Sem ressentimentos. Estar numa banda não é uma sentença de prisão perpétua”.

Note-se que, até ao momento, nem Richie Sambora nem Jon Bon Jovi haviam clarificado o afastamento do guitarrista da banda, anunciado em abril de 2013 com a referência a “problemas pessoais”, sendo desconhecido o motivo e a duração do mesmo, isto é, se se tratava de uma separação temporária ou definitiva. Jon Bon Jovi tinha, inclusive, garantido a Ellen DeGeneres, no seu programa, que Sambora continuava, “absolutamente”, a ser “um membro da banda”.

Na origem da demissão, agora confirmada, terá estado a vontade de Richie Sambora em afastar-se temporariamente dos palcos, para passar algum tempo em casa, com a sua filha, e investir na sua própria música, conforme o guitarrista explicou à “Lust For Life”, em junho passado.

“Eu só queria fazer algo por mim. Nós tínhamos acabado uma digressão, eu tinha acabado de deixar os hábitos de banda, e estava a desfrutar de um tempo com a minha filha. Vi um ano de outras prioridades à minha frente. Queria fazer a minha própria música e optei por fazer alguns espetáculos com a minha própria banda. Disse que queria uma pausa”.

O seu pedido não terá sido, contudo, aceite pelos restantes membros dos Bon Jovi, que lhe terão feito um ultimato. “A máquina Bon Jovi tinha que continuar. Eu podia escolher: juntar-me a eles ou deixá-los. É algo difícil de fazer quando partilhas alegrias e tristezas durante 30 anos”, contou Sambora, na altura.