
Numa série de estudos realizados pela Universidade Olin Business School, em Washington, que envolveram sensivelmente 400 pessoas, foi obtida uma série de conclusões como por exemplo: as pessoas tendem a estar de acordo sobre o excesso de repetição de músicas nas rádios e as estações de rádio deviam passar novas músicas. Muitos dos inquiridos afirmaram que desistiram da rádio devido à escassez de novas canções.
Apesar disto, quando questionados sobre que música preferiam de entre duas que lhes eram apresentadas, os participantes do estudo optaram pelas músicas mais antigas e familiares.
O Dr. Joseph K. Goodman, coautor do estudo, afirmou: “Em três estudos, examinámos a força da familiaridade nas nossas escolhas musicais e demonstramos que este é o mais importante fator na escolha musical. Os nossos resultados sugerem que o ênfase dado à novidade no domínio musical por consumidores e pessoas que protestam contra o estado atual da industria está provavelmente deslocado”.
Apesar disto, os investigadores afirmam que serviços como o Pandora ou Spotify irão provavelmente continuar a crescer, pois o seu foco está na criação de listas personalizadas de favoritos, enquanto apresentam novas músicas com elementos musicais familiares.
O estudo foi publicado no jornal "Marketing Letters" no passado dia 23 de julho e poderá ser consultado aqui.
Paulo Costa
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