"O objetivo é premiar os festivais de música, de maior ou menor dimensão, sendo avaliados em diferentes aspetos, como a logística, a produção, a sustentabilidade, relação com o turismo, a ativação de marcas ou os melhores concertos", sublinhou.

Os Portugal Festival Awards (Prémios dos Festivais de Portugal) são uma iniciativa que partiu de um consultor e de Rita Pires, que fez um curso de empreendedorismo cultural. Ambos criaram o projeto numa incubadora de novas empresas em Lisboa.

"Contactámos promotores e marcas, e identificámos cerca de 90 festivais em Portugal, desde os eventos de nicho aos de maior dimensão", afirmou.

Os prémios serão atribuídos em 15 categorias diferentes e haverá diferenciação entre festivais de maior ou menor dimensão e se são ou não urbanos, por exemplo.

Das 15 categorias, ainda não divulgadas, nove serão votadas pelos portugueses e as restantes serão escolhidas por um grupo de especialistas na área, referiu Rita Pires.

"Queremos saber, por exemplo, quais os festivais com melhor campismo ou com melhores casas de banho" e a ideia é criar, depois, "uma plataforma de 'networking' que reúna a informação sobre todos os festivais", disse.

Os nomeados serão conhecidos apenas em setembro e os vencedores serão divulgados numa cerimónia em outubro, em Lisboa, onde deverá ser entregue ainda um prémio ao artista revelação deste ano.

Os prémios serão apenas de reconhecimento e não monetários.

@Lusa