O Festival está agendado para as noites dos dias 20 e 21 de setembro e irá decorrer, maioritariamente, em Alfama, mas também na MEO Arena [antigo Pavilhão Atlântico], no Parque das Nações.

Os espaços previstos para os fadistas se apresentarem são a Sociedade Boa União, o Clube Sportivo Adicense, as igrejas de S. Miguel e de Santo Estevão, o Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, o Largo das Alcaçarias, um espaço junto ao rio Tejo que será o palco Caixa, e dois espaços no Museu do Fado.

Aldina Duarte, Ana Moura, António Pinto Basto, António Zambujo, Camané, Cuca Roseta, Gisela João, que apresenta esta semana o seu priemrio álbum, Hélder Moutinho, Marco Rodrigues, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro e Teresa Lopes Alves, são os nomes já confirmados.

O Festival pretende apresentar “num conceito inovador” os “40 dos melhores e atuais intérpretes do fado […] de diferentes gerações que, atualmente, melhor representam, interpretam e divulgam o fado”, anunciou hoje a organização.

O Festival é organizado pela CGD e pela Música no Coração e “foi desenhado com o objetivo de chegar a todos os públicos: dos profundos conhecedores de Fado, àqueles que pretendem inteirar-se desta arte maior, ou que só há pouco a vêm descobrindo”.

Para os organizadores o fado é um “elemento genuíno e condutor vivo da cultura e identidade portuguesas”.

O bilhete do Festival tem um preço único de 35 euros e dá acesso a todos os eventos, tendo em conta a lotação dos espaços.

@Lusa