A abertura do festival está a cargo dos portugueses New Sketch, que passam pelo Auditório ao ar livre no dia 14, pelas 22h00.
Os concertos prosseguem no dia seguinte com os também portugueses Desbundixie, que actuam nas ruas de Tondela às 19h00, e com um DJ set de Fernando Alvim, a ter lugar no Palco Jardim, às 23h30.
Kimi Djabaté, da Guiné-Bissau; Ska Cubano, de Cuba; e Freddy Locks, de Portugal, são os responsáveis pela animação do dia 16. Os dois primeiros actuam no Auditório ao ar livre, às 22h00 e às 23h30, respectivamente, sendo que para o reggae de Freddy Locks está reservado o Palco Jardim, às 00h30.
No dia 17, passam pelo Tom de Festa os espanhóis Proyecto Entrecuerdas (Auditório ao ar livre, 22h30), que, em palco, se dedicam à exploração de repertórios insólitos para o tradicional quarteto de cordas.
Promovido pela Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), o Tom de Festa privilegia, além da música, outras artes, como o teatro, o cinema, a literatura ou a gastronomia.
À venda nas bilheteiras do certame, os ingressos para o festival custam entre €10 (ingresso diário) e €22,50 (passe para os quatro dias). Estudantes, reformados, portadores de cartão jovem, bem como associados têm desconto sobre estes valores.
Comentários