O festival de jazz, que começou há 14 anos em S. Miguel, estende-se este ano também às ilhas de Santa Maria e Faial, contando o cartaz com as atuações da pianista Ursula Oppens e o duo Maya Homburgerr (violinista) e Barry Guy (contrabaixista).

“Dia 6 em Santa Maria, na Biblioteca Pública, na sexta-feira, 08 de novembro, no Teatro Faialense [ilha do Faial] e depois a 9 e 10 aqui, no Teatro Micaelense [S. Miguel]”, afirmou à Lusa Rui Melo, da Associação Cultural Jazzores.

Rui Melo admitiu que este ano o cartaz e a própria abrangência territorial do festival teve de ser reduzida devido aos cortes financeiros, pelo que “não foi possível estender por mais dias o festival, nem trazer mais músicos e espetáculos a outras ilhas”.

Para a organização, o festival constitui uma oportunidade de o público açoriano “descobrir ou ouvir um género musical com futuro”, lançar sementes para conquistar novos públicos a meio do Altântico.

“Os Açores, como já foram uma ponte dos descobridores entre a Europa e a América, agora são também uma ponte da música entre a Europa e a América. Este é o caminho do futuro. É a música que vamos ouvir mais e mais no futuro”, disse Rui Melo.

A pianista Ursula Oppens, três vezes nomeada aos prémios Grammy, já tocou com as grandes orquestras mundiais, incluindo as filarmónicas de Nova Iorque e de Los Angeles, a Orquestra Sinfónica de Boston, a Orquestra Sinfónica de Berlim e a Orquestra Filarmónica de Londres, entre outras.

Rui Melo revelou que a atuação da pianista será dedicada ao compositor Elliott Carter, enquanto o duo Homburgerr/Guy vai explorar a música barroca em contexto de improvisação livre.

Barry Guy é um virtuoso contrabaixista e compositor, cuja diversidade criativa atinge os campos do jazz, música de câmara e orquestra. É o fundador da London Jazz Composers Orchestra e da BGNO (Barry Guy New Orchestra).

Maya Homburger nasceu e foi educada na Suíça. Em 1986, mudou-se para Inglaterra para fazer parte da English Baroque Soloists de John Eliot Gardiner. Com Barry Guy formou a editora discográfica MAYA Recordings, que se especializou em música de câmara e recitais a solo.

O festival é organizado pela Associação Cultural Jazzores e conta com a coprodução do Teatro Micaelense.

@Lusa

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.