Há bandas com talento, há bandas com paixão, há bandas com energia e entrega. Muitas, felizmente, e Portugal tem tido oportunidade de as ver passar por cá, com regularidade. Agora, bandas com classe... Esse é um segmento à parte. Ao talento, à paixão e à energia, acresce um ingrediente secreto – que pode surgir, ou não, na carreira de uma banda –, fruto de toda uma experiência adquirida, nos bons e nos maus momentos, misturando brilho, competência e humildade. Enfim, a classe não se explica. Mas, quando lá está, é impossível passar despercebida. Lisboa sentiu a classe a noite passada e está quase tudo dito...

A terceira passagem dos britânicos FM por Portugal encerrou, da melhor maneira, esta fase da “Futurama European Tour 2014”, que continua em agosto, e das comemorações dos 30 anos de carreira da banda. Apesar de ser domingo, as noites que já parecem de verão convidam a ficar na rua até mais tarde e a presença entre nós de uma das melhores bandas europeias de hard rock melódico mereceu o esforço. Finalmente, os portugueses tiveram oportunidade de desfrutar de um set completo de FM, o que não acontecia desde 1992. Em 2011, na abertura de D-A-D no Pavilhão do Restelo, deu para matar saudades, mas os parcos três quartos de hora souberam a muito pouco.

Tratando-se da digressão promocional do EP “Futurama”, lançado em março, e com vários outros álbuns bem fresquinhos na carteira - à razão de mais do que um álbum ou EP por ano desde o início da década - seria de esperar que os FM apostassem num alinhamento recheado de temas novos. No entanto, o público não se faz rogado aos clássicos de sempre e a banda fez-lhe a vontade, com uma seleção variada, mas onde os álbuns “Indiscreet” (1986) e “Tough it Out” (1989) tiveram lugar de destaque.

Com pontualidade britânica, como se esperava, Steve Overland (voz e guitarra) e companhia subiram ao palco do RCA às 21h30, ao som de “Tough Love”, que abre o álbum “Rockville”, de 2013, e seguiram com dois temas de “Indiscreet” - “I Belong to the Night” e “Face to Face”. Dono de uma voz incomparável, curiosamente quente e cheia de soul, Overland continua em grande forma, apesar de se tratar da reta final da tour. Aliás, os meses na estrada notaram-se no espetáculo, com os músicos extremamente coesos, quer nos temas mais antigos, quer nas novidades. Esta tem sido uma fase feliz para os FM, que retomaram a banda em 2007, depois de uma longa paragem, e parecem mais entusiasmados com o projeto do que nunca, considerando a produtividade do quintento, que se completa com Merv Goldsworthy (baixo), Pete Jupp (bateria), Jem Davis (teclados e harmónica) e Jim Kirkpatrick (guitarra solo).

Entre dois temas de “Tough it Out” – “Don’t Stop” e “That Girl” – a fantástica balada bluesy “Closer to Heaven”, do album de ’92, “Aphrodisiac”, emocionou a banda e o público que, mais uma vez, soube receber e cantou do princípio ao fim.“Wildside” abriu um período mais pesado, seguido do único tema de “Futurama” – “Cold Hearted” -, com os FM a demonstrarem toda a sua versatilidade. “Bad Luck”, a intro “Metropolis” para o fabuloso “Over You”, “Crosstown Train” e “Bruning My Heart Down” fecharam o corpo do espetáculo, numa altura em que o público português ainda estava só a aquecer.

A banda nem conseguira ainda, praticamente, sair do palco e já Pete Jupp estava de volta à bateria, para um encore bastante dançável, com três temas, a abrir com “Frozen Heart”.
Mais uma vaga de despedidas, mas o público recusou-se a aceitar o concerto por terminado, e os FM voltaram, uma última vez, ao palco, desta vez com a cover de Smokey Robinson, “I Heard it Through the Grapevine”, incluída no álbum “Takin’ it to the Streets”.

Uma noite excelente, de grande música e grandes músicos, onde houve espaço para rock fm, hard rock, blues e soul, e que, na conta certa, voltou a saber a pouco. Overland prometeu, várias vezes, que estariam de volta muito em breve, e as muitas caras sorridentes, que esperaram na fila mais de meia hora com sacos de verdadeiras relíquias para assinar, já estão a sonhar com o regresso.

Alinhamento:

Tough Love
I Belong to the Night
Face to Face
Don’t Stop
Closer to Heaven
That Girl
Wildside
Cold Hearted
Bad Luck
Metropolis
Over You
Crosstown Train
Burning My Heart Down

Encore:
Frozen Heart
Let Love be the Leader
Other Side of Midnight

Encore 2:
I Heard it Through the Grapevine

Liliana Nascimento

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.