
O festival, designado GNRation ON, a decorrer de 30 de abril a 5 de maio e hoje anunciado, propõe "múltiplas propostas de ocupação criativa" e pretende, segundo a coordenadora artística, Ângela Ferreira, apresentar um "micro universo" daquela que será a "vida" do GNRation.
Dead Combo, Lee Gamble, Rhys Chatham, Ghuna X e Norberto Lobo são alguns dos nomes do cartaz do GNRation ON, que inclui ainda mostras de artes digitais, laboratórios de ilustração, e workshops de empreendedorismo.
O GNRation nasceu da reconversão do antigo quartel da GNR de Braga ao abrigo da capital Europeia da Juventude Braga 2012. "Este festival visa apresentar um micro universo do que virá a ser a vida do GNRation", afirmou Ângela Ferreira.
O GNRation ON tem, adiantou a responsável, "três eixos de programação que vão testar o espaço em três níveis, artístico, digital e empreendedorismo". Aliás, referiu, "o empreendedorismo é uma das marcas deste espaço" e terá visibilidade com a apresentação do START UP GNRation, um programa de "ajuda" a ideias de negócio com base neste novo espaço.
A programação, salientou Ângela Ferreira, "celebra a criatividade no seu território mais livre" e "privilegia artistas da região, jovens artistas e artistas consagrados".
Assim, o GNRation ON começa a 30 de abril com o concerto de Rhys Chatham, com músicos locais (oriundos dos Mãos Morta, Peixe: Avião, Long Away to Alasca ou Smix Smox Smux), acompanhado com uma obra visual do fotografo norte-americano Robert Longo.
O dia 1 de maio, "um dos dias fortes do festival", inclui uma mostra de arte digital, com curadoria de Ricardo Lobo com "temáticas e tecnologias diferentes unidos pelo processo produtivo subjacente".
Este será também o dia em que abre um dos espaço comerciais do GNRation, uma Loja POP UP, que nos primeiros meses vai albergar um laboratório de ilustração "com o intuito de mostrar de uma forma eclética o que a Região tem vindo a desenvolver nesta área artística".
As artes visuais, instalações de vídeo e uma residência artística, de Rui EFFE, arrancam também a dia 1 de maio, assim como a exposição fotográfica "Um fragmento das memórias da Cidade".
Os Dead Combo sobem ao palco a 3 de maio e a 4 será a música dos Sensible Soccres e de Lee Gamble a "invadirem" o GNRation.
Ao longo dos cinco dias do festival, o GNRation vai ter lugar de "inúmeros workshops", ligados desde a percussão, ao desenho, ao empreendedorismo e ao 3D. "Acreditamos que estamos a criar uma marca", concluiu Ângela Ferira.
O preço dos bilhetes para os concertos e formulários de inscrição nas atividades podem ser consultados www.gnration.pt
@Lusa
Comentários