Cátia Pereira, Nuno Palma e Dinis Pires formaram os Guta Naki em 2008 para fazer canções pop e eletrónicas em português, reunidas agora na estreia discográfica homónima (um dos álbuns de 2010 preferidos do SAPO Música), e que resultam de uma "procura de como se faz uma música", disse a vocalista à agência Lusa.

"Gostamos muito mais do lado de experimentar", reforçou Cátia Pereira, daí que se manifeste uma marca mais autoral nas canções dos Guta Naki, fora das formatações habituais da música pop portuguesa.

Há ainda o recurso a várias citações literárias, de Fernando Pessoa a Cesariny e a Henry Miller, assimiladas para a escrita de canções, elencou Cátia Pereira, que tem formação em literatura.

"Guta Naki" vai ser interpretado na íntegra pelo trio nos próximos concertos, como o de hoje no espaço Bacalhoeiro, em Lisboa.

Haverá ainda curtas actuações em várias lojas FNAC e a passagem, por exemplo, pelo Teatro Reflexo, em Sintra, no dia 28, pela Galeria do Desassossego, em Beja, a 5 de Fevereiro, e pelo Museu Abade de Baçal, em Bragança, no dia 25 de Fevereiro.

Ao vivo, o grupo poderá apresentar também temas que não estão no disco, já que preparam material para um próximo álbum.

Cátia Pereira é revisora de texto, Dinis Pires tradutor e Nuno Palma programador de web e por isso não dependem exclusivamente da música; fazem-na porque têm que a fazer, sublinhou a vocalista.

Os músicos conhecem-se desde a adolescência e sempre foram compondo, até que se acertou o conceito para os Guta Naki e se entrou na era facilitadora de divulgação pela Internet.

"É muito mais fácil agora dar a conhecer a música, a Internet dá mais poder às pessoas de divulgarem", reconheceu a cantora.

É uma audiência em potência muito mais alargada do que o pequeno núcleo de espetadoras quando o grupo surgiu e se desenvolveu numa sala de ensaios, onde tinham como testemunhas uma gata e um cão: a Guta e o Naki.

@SAPO/Lusa

Videoclip de "Novo Mundo":

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.