Jon Lech Johansen, um norueguês de 22 anos que vive em San Francisco, conseguiu ultrapassar as barreiras da tecnologia FairPlay de proteção contra cópias adoptada pela Apple, disse Monique Farantzos, diretora-executiva da Double Twist, a empresa que planeia licenciar o código desenvolvido por Johansen para outras companhias.

"O que fizemos foi basicamente desvendar o FairPlay por meio de engenharia inversa", disse Farantzos. "Isso permite que outras empresas ofereçam conteúdo para o iPod."

Neste momento, a Apple pretende manter a música adquirida na sua loja online iTunes disponível apenas para produtos Apple, enquanto canções adquiridas noutras lojas online normalmente não funcionam no iPod.

Mas a tecnologia de Johansen poderia ajudar rivais a vender produtos concorrentes que executem canções no iTunes, e oferecer download's de canções que funcionam no iPod, numa tentativa de diminuir o domínio da Apple sobre o sector de música digital.

A iTunes detém 88 por cento do mercado de download legal de música nos Estados Unidos, enquanto o iPod controla mais de 60 por cento do mercado de players digitais de MP3.

A Apple, cujos lucros dispararam nos últimos anos devido à força do iPod, recusou-se a comentar o assunto.

Johansen, conhecido como DVD Jon, ganhou fama aos 15 anos quando escreveu e distribuiu um programa que permitia penetrar os códigos de codificação de DVDs. Isso permitiu que os DVDs pudessem ser copiados e executados em qualquer aparelho.

O mais recente feito de Johansen pode ajudar empresas como Microsoft, Nokia, Sony Ericsson e Samsung Electronics, que nos últimos meses anunciaram planos para serviços de download de música combinados a novos aparelhos, com o objectivo de desafiar o domínio da Apple.

(Reuters)

O iPod faz mais do que tocar mp3

Um simples iPod possui muitas outras funções além da reprodução de MP3´s, sendo uma das mais úteis a possibilidade de o utilizar como uma pen drive.

Para isto apenas tem de ligá-lo ao seu computador e fazer o upload dos ficheiros pretendidos.

Outro dos recursos importantes no iPod é o seu calendário, onde poderá anotar os seus compromissos agendar tarefas, definir alarmes, gravar e gerir contactos. Para quem gosta de jogos também poderá encontrá-los no leitor.

Nesta quarta geração de iPod´s, é permitido armazenar fotos e exibi-las por exemplo numa televisão. Na futura quinta geração será possível fazer o mesmo mas com vídeos.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.