A primeira parte do seu concerto no Musicbox esteve a cargo de Erica Buettner, cantautora agora residente em Portugal. Ainda que confortável em poder tocar para um público que esperava pela vibe britânica da década de 60, a norte-americana não deixou de apresentar o seu país Natal à sua maneira, num folk pouco usual e com raízes fortes no country tradicional. Com ritmos quentes e melodias mais bonitas a cada tema que interpretava, Erica arrancou os seus merecidos aplausos finais sem grande cerimónia.

Depois da presença no caloroso festival Milhões de Festa em 2013, Jacco Gardner e a sua banda regressaram a Portugal para conhecer uma diferente estação do ano. O calor e o céu limpo deram lugar ao frio e à chuva, o que motivou o Musicbox para se mostrar um abrigo ainda mais acolhedor para os presentes. Sem esconder o sorriso de cada vez que se dirigia ao público, Jacco mostrou-se entusiasmado por poder convidar uma sala composta a entrar na sua máquina do tempo e viver os anos 60 que ele viveu fora de tempo. Depois de percorrer meio mundo na apresentação do seu único álbum até à data, “Cabinet Of Curiosities”, o músico holandês soube mostrar que frutos colheu das suas experiências de palco para nos oferecer novas faixas e novos arranjos.

Arrancando constantes aplausos e passos de dança algo contidos, o quinteto em palco superou-se a cada minuto no conforto com que interpretava temas como ‘Clear The Air’, ‘Chameleon’ e ainda a balada ‘Lullabye’, que ganhou contornos fantásticos na sua versão ao vivo. De uma actuação irrepreensível, cheia de pormenores e curiosidades, destaca-se a cenografia que ilustrou as psicadelias de um jovem músico, que tanto se encobria no mistério de um chapéu, como sorria no intervalo de cada palavra. Sorrisos de volta, viveu-se uma década em palco.

Texto: Nuno Bernardo

Fotografia Rita Bernardo

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.