Os últimos nomes docartaz do festival swTMN foram apresentados quinta-feira à noite em Lisboa, no espaço TMN ao Vivo, numa ocasião que contou com a atuação do britânico Jamie Woon (cantor que o SAPO Música entrevistou). A grande novidade da noitefoi a presença do rapper e produtor Kanye West como cabeça-de-cartaz do terceiro dia.

A 15ª edição do festival Sudoeste TMN decorrerá de 03 a 07 de agosto na Herdade da Casa Branca, perto da Zambujeira do Mar, concelho de Odemira.

Kanye West, considerado um dos mais influentes músicos hip hop norte-americanos, atuou pela primeira vez em Portugal em 2006 no festival CoolJazzFest.

A passagem por Portugal está incluída numa série de atuações este verão na Europa, um ano depois da edição do mui elogiado álbum "My Beautiful Dark Twisted Fantasy", com críticas unânimes da imprensa especializada - no SAPO Música foi considerado um dos10 melhores discos internacionais de 2010.

O álbum, que vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos, conta com a participação de nomes como Gil Scott-Heron, Drake, John Legend, Rihanna, Alicia Keys e Bon Iver.

No dia de Kanye West atuarão ainda, entre outros, os Underworld, dEUS, Patrice, Deolinda, Marcelo Camelo ouClã.

O cartaz do 15º Sudoeste TMN fica completo com as confirmações de hoje. A par de Kanye West foram anunciadas, por exemplo, as presenças do rapper português Valete (06 de agosto), músico discreto e que se apresenta poucas vezes ao vivo e que editará este ano o álbum "Homo Libero", e dos Nouvelle Vague. Este coletivo francês contará com a presença em palco de Rui Pregal da Cunha, ex-Heróis do Mar, Dalila Carmo e Inês Castelo Branco,uma vez quesairá em breve um álbum que revisita a música pop portuguesa dos anos 1980. Outras presenças divulgadas hoje incluem as portuguesas Cuca Roseta e Luísa Sobral ou Neon Indian, projeto do mexicano Alan Palomo - músico radicado nos EUA - e um dos nomes fortes da eletrónica recente.

O cartaz do festival tinha já entre as confirmações conhecidas nomes como Amy Winehouse, Scissor Sisters, David Guetta, Swedish House Mafia e The National como cabeças de cartaz. Contam-se ainda a estreia em Portugal de Raphael Saadiq e os regressos dos Interpol, Janelle Monáe, Zola Jesus, Asian Dub Foundation, Jamie Woon e Maria Gasolina. Os concertos serão repartidos por quatro palcos num recinto que dá ainda acesso a parque de campismo gratuito.

@Lusa/SAPO

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.