O episódio aconteceu há cerca de seis meses, mas só agora foi revelado pelo músico, em entrevista ao The Jasta Show.

“Perdi o meu iPhone com 250 ideias de músicas e fiquei desolado. Não tinha feito um backup [dos temas]”, contou, continuando: “Quando isso aconteceu, fiquei chateado durante cerca de dois ou três dias… Ainda hoje continuo à procura dele… Ainda pode aparecer, eu espero que sim”.

Não obstante a esperança de que o telemóvel venha a aparecer, o guitarrista já aceitou a perda: “Tive que me convencer - ‘Talvez não estivesse destinado a acontecer’ – e seguir em frente…". "A todos os músicos por aí que usem o telefone, certifiquem-se que têm uma cópia de segurança, sim?”, alertou.

No início do mês, recorde-se, Kirk Hammett revelou que o próximo álbum dos Metallica estava “25, talvez 30%” concluído.

“As canções estão em constante mudança, neste ponto. Nada está firmado. Ainda temos muito material para peneirar. Temos bem mais de uma dúzia de canções e ainda temos bem mais de duas ou três centenas de riffs, por isso é difícil dizer em que ponto do projeto estamos, na verdade”, explicou, em entrevista à “Billboard”, acrescentando: “Não acho que já tenhamos chegado a meio. Eu diria que estamos a 25, talvez 30% [de concluir o álbum]. É difícil dizer, mas estamos, definitivamente, a trabalhar nele. Há canções e estamos a fazer planos para compor mais músicas e gravá-las”.