O encontro, destinado a festejar a classificação do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, será "o maior de sempre de grupos corais alentejanos" e "um hino ao Alentejo", refere a associação ACOS - Agricultores do Sul, a organizadora da feira agropecuária Ovibeja, num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a ACOS, o encontro, promovido pela Ovibeja com o apoio de várias entidades públicas e privadas, vai contar com "mais de duas mil pessoas integradas em cerca de 90 grupos corais, o dobro das expectativas da organização", as quais irão cantar em conjunto cinco modas alentejanas.

Para festejar a classificação do cante alentejano, a Ovibeja deste ano, que vai decorrer entre os dias 29 de abril e 3 de maio, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, também terá um espaço dedicado ao "canto da terra".

Neste espaço irá ser apresentada uma exposição temática e interativa e irão decorrer tertúlias, mostras de documentários e encontros informais e de convívio entre cantadores e visitantes.

A Ovibeja também irá promover a iniciativa "Cante nas Escolas", no primeiro dia da feira, para apresentar projetos e atuações de jovens dos agrupamentos escolares que promovem o ensino do cante alentejano nas escolas.

@Lusa