Os festivais Alive, Rock no Sado, Milhões de Festa, Out.Fest e Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo estavam nomeados para os Prémios Europeus de Festivais de Música 2014, mas não venceram nas suas categorias, segundo os resultados divulgados na noite de quarta-feira em Groningen, na Holanda.

A escolha dos melhores contou com a votação do público, através da internet, e de um painel de especialistas, que atribuíram os prémios, criados em 2009 para reconhecer "o árduo trabalho, visão e criatividade da indústria dos festivais", explica a organização na página oficial.

Na categoria de melhor festival de grande dimensão, com mais de 40.000 espetadores, estavam nomeados o Alive, que decorreu em julho, em Algés, e o Rock no Sado, cuja segunda edição decorreu em agosto, em Setúbal.

No entanto, foi o Sziget Festival, na Hungria, quem venceu nesta categoria.

O prémio para o melhor festival europeu de média dimensão (“Best Medium-Sized European Festival”) foi atribuído ao Sea Dance Festival, que se realiza no Montenegro.

Já o Festival Tauron Nowa Muzyka, da Polónia, venceu na categoria de melhor festival de pequena dimensão (Best Small Festival) e o I Love Techno, na Bélgica, foi eleito o melhor festival realizado em espaços fechados (“Best Indoor Festival”).

Os Arctic Monkeys voltaram este ano a ganhar o prémio de melhor cabeça de cartaz (Best Headliner) e uma canção da banda de rock britânica – “R U Mine?” - venceu a categoria de melhor música.

"R U Mine?" conseguiu mais votos do que as suas nove concorrentes - Atomic Bomb! (The Atomic Bomb! Band and Special Guests); Lonely Boy (Black Keys), Summer (Calvin Harris), Burn (Ellie Goulding); Budapest (George Ezra), Hey Ya (Outkast), Happy (Pharell Williams), Come on Over (Royal Blood) e Papaoutai (Stromae).

A eleição dos melhores contou com os votos do público, através da internet, e um painel de especialistas, tendo sido anunciada hoje em Groningen (Holanda), durante o festival Eurosonic.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.