A notícia foi divulgada pela banda, nas suas redes sociais, na passada sexta-feira: “Queridos amigos e família dos Crystal Fighters, é com profundo pesar e tristeza que anunciamos o falecimento trágico do nosso baterista e amigo, Andrea Marongiu”.

O coletivo continuou: “O Andrea não só era um dos mais brilhantes, hábeis e carismáticos bateristas que alguma vez pisaram o palco, como também um amigo incrivelmente amável, divertido e amoroso. As nossas condolências vão para todas as pessoas que tenham tido a sorte de o ter conhecido e, mais particularmente, para a sua família”.

“Estamos todos completamente inconsoláveis com esta notícia e não conseguimos evitar as lágrimas à medida que vos escrevemos esta mensagem. Andrea, obrigado por toda a alegria e vida incrível que trouxeste a esta banda e às nossas vidas durante os últimos quatro anos. Nós amamos-te e sentimos a tua falta mais do que as palavras conseguem exprimir neste momento. Boa viagem, amigo. Com amor, Sebastian, Gilbert, Graham, Ellie, Nila, Clarissa, Mimi, Laure e toda a equipa dos CF. A vida não voltará a ser a mesma sem ti aqui, irmão”, concluíram.

A causa da morte de Andrea Marongiu ainda não foi confirmada, contudo, o último tweet do baterista, publicado na passada quinta-feira, 11 de setembro, revelava que Andrea estava em casa, em recuperação:

At home recovering ... watched #Locationlocationlocation , #GordonRamsay and #JamieOliver ... Defo getting older