Clarence Avant, executivo do mundo do entretenimento e uma das figuras mais influentes da indústria musical, morreu aos 92 anos, informou a sua família em comunicado esta segunda-feira.

Os seus filhos, Nicole e Alex Avant, assim como o executivo da Netflix Ted Sarandos - marido de Nicole - disseram que o empresário "faleceu em segurança em casa" no domingo, em Los Angeles.

"Com grande pesar, a família Avant/Sarandos anuncia o falecimento de Clarence Alexandre Avant. Graças à sua revolucionária liderança empresarial, Clarence ficou carinhosamente conhecido como 'O Padrinho Negro' nos mundos da música, entretenimento, política e desporto", diz a nota.

"Clarence deixa uma família amorosa e um mar de amigos e parceiros que mudaram o mundo e continuarão a mudá-lo nas próximas gerações. A alegria do seu legado alivia a dor da nossa perda", acrescenta o comunicado.

Nascido a 25 de fevereiro de 1931 numa pequena cidade da Carolina do Norte, Avant tornou-se uma das figuras mais veneradas da música americana, além de um defensor e mentor que ultrapassou os limites dos artistas negros numa indústria marcada pelo racismo.

Ele ajudou a fundar a Venture Records, a primeira associação entre uma gravadora propriedade de pessoas negras e uma grande empresa no ramo, a MGM.

Mais tarde, o executivo lançou o selo Sussex Records, assinando com nomes como Bill Withers, além de ter sido associado ao lançamento de artistas como Quincy Jones, Pharrell Williams, Snoop Dogg e Whitney Houston.

Ele também produziu filmes e negociou contratos para atletas negros, como a super estrela do basebol Hank Aaron.

"Ele é o eterno padrinho da nossa indústria", disse o famoso músico, realizador e produtor Quincy Jones em 2006, em entrevista à Billboard.

"Toda a gente na nossa indústria, se for inteligente, já passou pela mesa de Clarence", acrescentou.

"Ao longo da sua vida, ele abriu portas e derrubou tetos, mudando vidas e oferecendo oportunidades a gerações. Verdadeiro pioneiro, mentor e campeão, Clarence Avant é e sempre será um gigante entre nós", publicou a empresa Roc Nation, do rapper Jay-Z.

Em 2007, Avant recebeu o Thurgood Marshall Lifetime Achievement Award, da Associação Nacional pelo Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês). Além de ter recebido honras especiais do Hall da Fama do Rock and Roll e da Academia de gravações, organizadora do Grammy, em 2021.