A acordeonista Sandra Barata, que tocou com Fernando Fonseca nos Sitiados, disse à agência Lusa que o baterista morreu na segunda-feira, vítima de um linfoma, em Carcavelos, e a cerimónia fúnebre realizou-se na terça-feira, naquela localidade.

Fernando Fonseca foi baterista e fundador, em 1987, dos Sitiados, com Sandra Barata, José Resende (guitarra) e João Aguardela (voz), músico falecido há cinco anos.

O baterista gravou o primeiro álbum homónimo da banda, que atingiu o disco de platina, com vendas superiores a 50.000 exemplares. Anteriormente, tinha gravado a canção “A noite”, que foi popularizada pelos Resistência.

A bateria de Fernando Fonseca foi ainda gravada em 1993, para o álbum “E agora?!”, o segundo dos Sitiados, dos quais saiu, por motivos pessoais, como afirmou na época à comunicação social.

O músico fez ainda parte dos HuaHine, projeto cujo single foi lançado na revista Super Jovem, em 1995.

Entre propostas e projetos musicais, recusou um convite para fazer parte dos Rádio Macau e, mais tarde, fez parte dos Matarruanos, criando posteriormente um projeto a solo, com temas de intervenção, intitulado “Manguito”.

SetePontoQuatro é a última banda em que Fernando Fonseca tocou e gravou. A última vez que tocou em palco foi em 2013.

@Lusa