O cantor e compositor norte-americano Jimmy Buffett, célebre pelo sucesso de 1977 "Margaritaville", faleceu aos 76 anos, informa um comunicado divulgado no seu 'site' oficial.

"Jimmy faleceu pacificamente na noite de 1 de setembro, rodeado pela sua família, amigos, música e cachorros", afirma o comunicado.

"Ele viveu a sua vida como uma canção até ao último suspiro e muitos sentirão a sua falta", acrescenta a nota.

Na sua versão inicial, o texto não revelava a causa da morte, mas foi atualizado para revelar que Buffett enfrentava há quatro anos um raro e agressivo cancro da pele conhecido por carcinoma de células de Merkel e continuou a atuar durante o tratamento.

O grande sucesso de 'soft rock' de Buffett, "Margaritaville", sobre viver na praia com uma bebida na mão, permaneceu 22 semanas na lista da Billboard e ajudou a iniciar a sua carreira musical e a criar um império empresarial.

Conhecido como "prefeito de Margaritaville", Buffet lançou quase 30 álbuns de estúdio, de vários estilos, do country ao folk. Também criou uma rede de complexos turísticos, restaurantes e lojas que concretizaram a sua imagem descontraída.

Nascido a 25 de dezembro de 1946 no estado do Mississípi e criado no Alabama, Buffett começou a tocar guitarra na universidade e apresentou-se nas ruas e clubes de Nova Orleães, segundo o seu 'site'.

Ele lançou o primeiro álbum, "Down to Earth", em 1970. Um ano depois viajou a Key West, Flórida, local que virou sinônimo de sua música e estilo de vida.

Buffett também escreveu livros, participou em filmes e programas de televisão, e teve uma breve passagem pela Broadway com o musical "Escape to Margaritaville".

"Fico feliz porque tivemos tempo para celebrar. Você foi e sempre será um ser humano verdadeiramente inspirador", escreveu o 'rapper' LL Cool J na rede social X (antigo Twitter).

Brian Wilson, dos Beach Boys, também homenageou Buffett com uma fotografia do seu álbum de 1976 "Havana Daydreamin".

"Amor e misericórdia, Jimmy Buffett", escreveu Wilson.