A edição de 2024 dos prémios Grammys contará com novas categorias, incluindo o de melhor performance de música africana, anunciou a Academia de Gravação esta terça-feira.
Além de premiar uma gravação que utilize "expressões locais únicas de todo o continente africano", a 66.ª edição da maior cerimónia de prémios da música mundial entregará troféus ao melhor álbum de jazz alternativo e à melhor gravação pop dance.
Duas categorias existentes, a de produtor não clássico do ano e a de compositor do ano, serão agora escolhidas por todos os votantes, em vez de um seleto grupo específico do género.
Essas mudanças ocorrem após vários anos de reformulação nas categorias dos Grammys, enquanto a Academia tenta mitigar as críticas de que as suas seleções não são inclusivas e não refletem a evolução da indústria da música.
No ano passado, a organização premiou a melhor banda sonora de videojogo e criou o tão esperado prémio de compositor do ano, aberto a compositores que não são necessariamente artistas intérpretes ou produtores.
Em 2020, a instituição sediada em Los Angeles alterou o nome de várias categorias, como a controversa música urbana contemporânea, que se tornou R&B progressivo.
O novo prémio que reconhecerá as gravações de música africana abrange vários géneros, segundo a Academia, incluindo, entre outros, Afrobeat, High Life, Bongo Flava, Ghanaian Drill e Ethio Jazz.
Canções de artistas africanos têm dominado há muito tempo as categorias de música global, com a aparição regular de artistas como Angelique Kidjo e Burna Boy.
A nova categoria parece ser uma aposta para dar maior reconhecimento ao impacto da música da África nas tendências internacionais.
"Estas mudanças refletem o nosso compromisso em ouvir ativamente e responder aos comentários da nossa comunidade musical, representar com precisão uma ampla gama de géneros musicais relevantes e permanecer alinhados com o panorama musical em constante evolução", disse Harvey Mason Jr., diretor da Academia de Gravação, em comunicado.
Músicas lançadas entre 1de outubro de 2022 e 15 de setembro de 2023 poderão ser nomeadas na edição de 2024.
Comentários