O Eurosonic decorrerá de 11 a 13 de janeiro e, além de concertos, incluirá também debates sobre música e a atribuição de prémios a novos artistas, pela Comissão Europeia, em parceria com a European Broadcasting Union.

A rádio Antena 3 escolhe anualmente um artista português para representar Portugal neste evento, tendo convidado noiserv para esta edição, embora o cartaz de atuações inclui quase sempre outros artistas nacionais.

noiserv é o projeto em nome próprio de David Santos, um músico que, rodeado de mais de uma dezena de instrumentos modernos, antigos e de brincar, constrói canções pop acústicas melancólicas. David Santos editou um álbum e um EP em edição própria, intitulados "One hundred miles from thoughtlessness" e "A day in the day of the days", escreveu grande parte da banda sonora do documentário "José e Pilar" e integra ainda o grupo You Can´t Win Charlie Brown. Anualmente o festival edita uma coletânea com os artistas selecionados e a deste ano, um álbum duplo, inclui o tema "Mr. Carousel", de noiserv.

Além de David Santos, no Eurosonic estará ainda Old Jerusalem, o mesmo é dizer o escritor de canções Francisco Silva, que atuará pela primeira vez na Holanda, meses depois de ter lançado o quinto álbum, homónimo. O disco teve distribuição na Europa em outubro, nomeadamente na Alemanha, Holanda, Áustria, Suíça e países escandinavos.

No Eurosonic marcarão também presença os Batida, grupo português que faz a ponte com Angola através do álbum de estreia "Dance Mwangolé", uma mistura festiva de kuduro, hip-hop, funk e eletrónica.

Em edições anteriores, pelo festival Eurosonic passaram artistas portugueses como Sean Riley & The Slowriders, Mazgani, The Legendary Tigerman e Dead Combo, todos sugeridos pela Antena3, aos quais se juntaram ainda Buraka Som Sistema ou Deolinda.

O festival começou por ser uma plataforma de divulgação de música holandesa, mas depressa se alargou à música que é feita na Europa, acolhendo cerca de 200 bandas em Groningen, sendo apoiado atualmente pela União Europeia de Radiodifusão. A Irlanda será o país em foco na próxima edição do Eurosonic, que espera atrair cerca de 3.000 profissionais da área da música.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.