![Novidades da semana: Paus, Florence+The Machine e o regresso de «Achtung Baby»](/assets/img/blank.png)
Com apenas dois álbuns, Florence Welch conseguiu o que poucos almejaram no novo século: agradar a gregos e troianos (leia-se indulgentes indie e conservadores pop). «Ceremonials», de Florence+The Machine chegou sem aviso, mas já faz parte da grande família de recomendações Music Box e perfila-se como sério candidato à lista de melhores do ano. Transpira honestidade, maturidade, bom-senso, misticismo q.b. (nada de exageros barrocos) e até algum humor de uma alma (ora sorumbática, ora radiante, mas quase sempre brilhante) a quem se augura um futuro risonho. «Ceremonials» para ouvir aqui.
E que dizer de «Achtung Baby»? Quase nada, mas, por agora, este «quase» é tudo (suspirem os delatores dos parágrafos vãos). A obra-prima dos U2 faz 20 anos em 2011 e a editora preparou uma edição especialíssima com conteúdos inéditos e exclusivos. Se «One», «Who’s Gonne Ride Your Wild Horses» ou «Mysterious Ways» juntos num único disco já mereciam referência, a inclusão de demos originais, remixes, sessões experimentais e até covers (The Rolling Stones à cabeça) fazem desta uma peça de coleção. O intemporal «Achtung Baby» para ouvir aqui.
O fado dá muitas voltas e nem falamos do destino dos portugueses, cada vez mais incerto. Falamos da canção nacional, daquela que se quer Património da Humanidade, mas que guardaremos para sempre como nossa e só nossa (dessa herança ninguém nos obriga a abrir mão). Com a viragem do milénio surgiram inúmeros projetos de alma fadista, mas influenciados por sonoridades mais distantes. A última proposta, em exclusivo no Music Box, dá pelo nome de Rosa Negra e mistura fado com música balcânica e ritmos africanos, todos em tom menor, o da melancolia. O álbum «Fado Mutante» pode ser ouvido aqui.
Para digestivo, na Ementa da Semana temos o single de apresentação d’Os Lacraus, o dueto de Aurea com Nikolas Takács (garantimos que para lá dos Apeninos não há quem não tenha ouvido falar deste cantor húngaro), faixas dos EP’s de Surfer Blood e James Blake, uma versão dos The The feita pelos Manic Street Preachers e incluída no último «Best Of» da banda galesa e até um dos singles de maior sucesso do Trovante, banda recentemente regressada aos palcos. Cardápio disponível aqui.
Comentários