
David Fonseca está sempre pronto para abraçar novos e estimulantes desafios que muitas vezes extravasam o universo musical. O verdadeiro homem da renascença da música portuguesa não gosta de permanecer na zona de conforto e desta vez criou um projeto que durará precisamente um ano durante o qual apresentará novas composições que resultam da combinação do seu talento e inspiração com o calendário que tantas vezes dita lei na vida de todos nós. O primeiro capítulo desta saga músico-temporal de 365 dias é o álbum “Seasons-Rising” e está disponível para ouvir apenas no Music Box no decorrer desta semana.
Cinco anos após o elogiado e multipremiado álbum “Wincing The Night Away”, os The Shins estão de regresso ao Music Box com aquele que é o mais convincente disco da carreira. “Port Of Morrow” é um diamante polido até à quase perfeição e revela uma consciência coletiva que desconhecíamos no projeto idealizado por James Mercer, agora mais disponível para acolher sugestões dos companheiros de aventura. Se dúvidas houvesse quanto à capacidade de os The Shins construírem canções pop cristalinas, mas eficazes junto de ouvidos mais experimentados, ouça-se “Simple Song” e perceba-se que é na simplicidade que reside grande parte da grandeza e do carácter épico das canções.
Com o mesmo apelo pop sofisticado, mas neste caso adornado com pinceladas de electrónica a fazer lembrar La Roux, Passion Pit ou a synth pop da Austrália do século XXI, os suecos Miike Snow apresentam no Music Box o segundo álbum de originais, depois de terem vencido um importante prémio que distingue artistas europeus que singraram em países diferentes daqueles em que vivem e trabalham. Apesar de serem relativamente desconhecidos enquanto banda, os Miike Snow contam nas suas fileiras com Bloodshy e Avant, a dupla responsável por “Toxic”, de Britney Spears e alguns dos sucessos de Kylie Minogue. “Happy To You” é um belíssimo álbum de electropop (muito longo do universo dos artistas com quem habitualmente colaboram), recheado de composições altamente contagiantes, ideais para servir com os primeiros raios de sol.
Quanto a singles, destacamos a música nova de Madonna, que mesmo lesionada continua a ser a incontestável rainha da pop, o regresso em grande forma dos Gossip liderados pelo carisma de Beth Ditto, as estreias auspiciosas de Miguel Araújo e Angel-O, a antecipação ao novo trabalho dos Blood Red Shoes, o single de avanço para o álbum dos Keane e de Will Young e ainda uma versão de “Need You Tonight” , dos INXS pela voz de Liv Tyler que não só é uma bonita e talentosa atriz como não envergonha o pai na hora de mostrar atributos vocais. Temos ainda faixas extraídas dos novos trabalhos de Kindness, Rebecca Ferguson, Esperanza Spalding e a música que os canadianos Arcade Fire gravaram para a banda sonora de “The Hunger Games” .
Estes novos álbuns e singles juntam-se a um catálogo com 12 milhões de músicas para ouvir, guardar e partilhar no Music Box.
Comentários