«O tratamento essencialmente plástico que confere aos materiais à sua disposição – e o caráter quase expressionista da sua voz assume-se, nesse particular, tanto um ponto de partida quanto de chegada – sublinha simultaneamente as eslásticas afinidades estéticas transatlânticas e o inédito ponto de sincretismo a que chegou», pode ainda ler-se na referida nota.
Algumas referências musicais do duo Carmen Souza e Theo Pas’Cal contemplam vários nomes, como Nina Simone, Ella Fitzgerald, Maria João, Billie Holiday, Joe Zawinul, Édith Piaf (lembrada em «Sous le Ciel de Paris»), Return to Forever (banda ‘jazz fusion’), Horace Silver (a este pianista de jazz norte-americano, outro descendente de cabo-verdianos, é dedicada a versão do tema «Song For My Father») ou ainda Cesária Évora.
Novo disco do duo Carmen Souza e Theo Pas'Cal sai a 2 de março
Este artigo tem mais de 12 anos
O novo trabalho discográfico de Carmen Souza em parceria com o compositor e baixista Theo Pas’Cal intitula-se «London Acoustic Set», tem data de edição agendada para o dia 2 de março e 50% dos lucros revertem para três associações de apoio às crianças. O novo registo «London Acoustic Set» surge na sequência de três álbuns em conjunto – «Ess ê nha Cabo Verde» (2005), «Verdade» (2008) e «Protegid» (2010) – gravados em pontos distintos do globo e envolvendo dezenas de instrumentistas. É também editado após apresentações por vários países do mundo, entre os quais se incluem, por exemplo, Portugal, Cabo Verde, Reino Unido, Alemanha ou Canadá. Gravado quase na íntegra na sala de música londrina Green Note (dois temas provêm, contudo, de um concerto no Liverpool Philarmonic Hall), já é conhecido o tema de avanço do novo trabalho discográfico. Chama-se «Sous Le Ciel de Paris», canção imortalizada na voz da artista francesa Édith Piaf. «London Acoustic Set» marca o regresso de Carmen e Theo «numa crua, imperturbável e indissolúvel demonstração de como a radicalidade da sua proposta jamais lhe compromete a íntima beleza e a exuberante comunicabilidade», refere a editora Mbari em nota enviada ao SAPO Música. Metade dos lucros das vendas destinam-se ao apoio de três organizações humanitárias com foco em diferentes locais do planeta. Neste sentido, a nível mundial vai beneficiar a SOS Children’s Villages, pretende ajudar a Infância Sem Racismo (Unicef), no Brasil, e, em Portugal, o apoio vai ser canalizado para a iniciativa «Casa Ser Criança» da Abraço, associação que celebra em 2012 o seu vigésimo aniversário. Com o novo disco inicia-se uma mini-digressão por terras lusitanas. Neste sentido, o Auditório da Escola Secundária de Santo André recebe o duo no dia 2 de março. Seguem-se o Auditório Fernando Lopes Graça, em Almada, no dia 3 de março, o Teatro do Bairro, em Lisboa, a 9 de março, e o Teatro Municipal de Alcobaça, no dia 10 de março. Carmen Souza nasceu em Lisboa em 1981, tem raízes cabo-verdianas, reside em Londres e tem vindo a afirmar-se como um «símbolo da lusofonia».<
Comentários