João Vieira, Rui Maia e Fernando Sousa passaram os últimos meses a gravar o quarto álbum de originais, mesmo sabendo que "o mercado está mau para vender discos". "Gravar é a parte mais criativa, mas fazemos discos para os poder tocar ao vivo", disse o vocalista.

Três anos depois de "Are you ready for the blackout?", de pendor mais rock, o trio decidiu regressar ao território da música de dança porque o novo álbum "tem muitas influências da disco de finais dos anos 1970 de Nova Iorque, de Blondie, dos Talking Heads", referiu o vocalista, que assina todas as letras.

Para "Infectious Affectional", os três músicos foram mais perfeccionistas no trabalho de estúdio e estão a pensar na digressão para mostrar as canções novas.
No dia 4 de Maio tocam na Queima das Fitas do Porto e dois dias depois apresentam o álbum na discoteca Lux, em Lisboa.

A banda está à beira de celebrar dez anos e o disco faz parte de um processo de maturidade, mesmo que isso possa parecer aborrecido, disse João Vieira.
Os três músicos não vivem só dos discos e dos concertos que fazem, têm empregos com horários fixos, são DJs, trabalham em artes gráficas, mas no essencial o que conta é "ter espírito empreendedor" e uma editora que "ainda acredite" num projecto.

Os X-Wife podiam ter investido mais numa carreira fora de Portugal porque a sonoridade está actual e alinhada com as edições internacionais. Além disso foram mantendo contactos com Reino Unido, Estados Unidos ou Espanha, onde tocaram.
No entanto, João Vieira reconheceu que "não é fácil dar o salto" e por muito que tenha aberto portas e facilitado as vias de comunicação, "a Internet não é tudo e um dia terá que rebentar por algum lado".

João Vieira, 37 anos, viveu seis anos em Londres onde trabalhou como DJ, regressou a Portugal há dez e fundou os X-Wife, um projecto de eletro-rock que marcou a música portuguesa no virar do século com o EP "Rockin’ Rio".
Sólidos neste registo musical, os X-Wife editaram ainda os álbuns "Feeding the machine" (2004), "Side effects" (2006) e "Are you ready to the blackout?" (2008).

@Lusa

Videolip do novo single, "Keep on Dancing":

Making of do videoclip: