O evento acontece no sábado, na sala de espetáculos Zeiterion Theatre, no centro histórico de New Bedford, em Massachusetts, e vai homenagear artistas de seis países em 11 categorias.

"Entre candidaturas e votos, tivemos a participação de 79 países. Isso diz tudo. Acho que o simples facto de ser o único concurso de música para lusodescendentes faz com que seja aliciante para todos participarem", disse à Lusa um dos organizadores, Floriano Cabral

O responsável diz que "a qualidade das candidaturas tem melhorado tremendamente de ano para ano" e que isso tem reforçado a convicção dos seus organizadores.

"Decidimos organizar estes prémios porque em Portugal ninguém fala, nem reconhece, o que de bom se faz pelas comunidades. Só para se ter uma ideia, um dos nossos concorrentes tem um doutoramento e é professor de música numa universidade. Outra artista já atuou com o Andrea Bocelli", explicou Floriano Cabral.

Para a categoria Novo Talento, que distingue intérpretes entre os 15 e os 30 anos que nunca gravaram um disco, foram escolhidos os finalistas E.L.E.I. e Moses Christopher, ambos dos EUA, que serão avaliados por um júri, que escolherá um vencedor durante o espetáculo.

Algumas das outras 10 categorias incluem música Pop, Rock, Popular e Canção do Ano. Estão nomeados artistas e bandas como Nathalie Pires, Ramana Vieira, Wesley Ferreira, Sir Matty V, Jefe e Lumanova.

Este ano, a organização atribui o Prémio Carreira a Pedro Abrunhosa, que estará presente no evento e vai atuar.

O luso-francês, Lucenzo, vencedor de prémios Billboard Latino e American Billboard, fará outra das atuações.

Três estrelas luso-americanas de programas do canal MTV apresentarão prémios: Katie Stevens, antiga concorrente do programa American Idol e atual protagonista da série Faking It, e Bruno e Briah Bettencourt, da série Real World: Skeletons.

Na noite anterior ao espetáculo, todos os artistas convidados participarão numa gala no Centro Cultural de Fall River, também em Massachusetts, que incluirá atuações da artista luso-canadiana Sarah Pacheco e do humorista luso-canadiano Mike Rita.

O espetáculo de entrega de prémios será transmitido na internet e na RTP Internacional.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.