Pedro Jóia tem cinco discos editados – «Guadiano» (1996), «Sueste» (1999), «Variações sobre Paredes» (2001, «Jacarandá» (2003), disco em que reuniu artistas brasileiros como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Zeca Baleiro e Zélia Duncan, entre outros, e em 2007 editou «À espera de Armandinho» que lhe valeu o Prémio Carlos Paredes.
Jóia apresentar-se-á apenas com guitarra clássica, especialmente concebida para si, e contará na primeira noite, em São Paulo, no Sesc Vila Mariana, com a participação de Ney Matogrosso.
O guitarrista viveu entre 2003 e 2006 no Rio de Janeiro, onde colaborou com o cantor Ney Matogrosso e muitos outros nomes da música brasileira, tendo também realizado recitais com regularidade.
Pedro Jóia e António Zambujo protagonizam sexta-feira, sábado e domingo próximos uma série de concertos no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, intitulada “Noites Portuguesas”.
Pedro Jóia apresentará várias peças de sua autoria, outras de Armandinho que fez a transcrição de guitarra portuguesa para guitarra clássica, e ainda peças de Carlos Paredes e alguns tangos de Carlos Gardel que inspirará o próximo disco que irá gravar.
Da capital paulistana, Pedro Jóia viaja até Brasília onde atuará a solo no dia 06 de setembro no Clube de Choro da capital federal.
Terceira etapa desta digressão é Pirenópolis, a 150 quilómetros de Brasília, onde atuará no Teatro Sebastião Pompeu no dia 11 de setembro. O músico afirmou à Lusa que «é um teatro muito simpático, com boa acústica», onde já atuou.
No dia 13 de setembro sobe ao palco do Solar Botafogo, no Rio de Janeiro, num espetáculo que «deverá contar com a participação do trio Madeira Brazil e de Ney Matogrosso», disse o guitarrista.
Ainda no Rio, Pedro Jóia é o músico convidado do espetáculo celebrativo dos 100 anos da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, no Museu Histórico Nacional, no dia 17 de setembro.
O espetáculo conta ainda com a participação das fadistas Carla Pires, Teresinha Landeiro e Alcina Maria «que fará o show de abertura», segundo uma nota da instituição.
Do currículo de Pedro Jóia, desde o início da sua formação em guitarra flamenca, destaca-se a direção musical em projetos diversificados, a composição para teatro e a participação em festivais de música e concertos em várias partes do globo – Cabo Verde, Macau, Marrocos, República Checa, Índia, Brasil, Moçambique, Angola, Costa do Marfim, Finlândia, Holanda.
Recentemente realizou um projeto com o fadista Ricardo Ribeiro que inclui a interpretação de fados, temas do folclore raiano, tangos e canções flamencas.
SAPO/Lusa
Comentários