"21", de Adele, "Anna Calvi", o disco de estreia de Anna Calvi, e "Let England Shake", de PJ Harvey, são três dos doze finalistas ao prestigiado prémio no valor de 24.000 euros.

PJ Harvey,vencedora deum Mercury Prize em 2001, é agora nomeada com o elogiado álbum "Let England Shake", que apresentou este ano ao vivo em Lisboa em dois concertos esgotados.

Na lista dos nomeados deste ano estão também os Elbow, com "Build A Rocket Boys!", distinguidos com o Mercury Prize em 2008, um galardão que lhes proporcionou um salto qualitativo na carreira, agora que cumprem vinte anos de existência.

Os restantes nomeados são Everything Everything, com "Man Alive", Ghostpoet, com "Peanut Butter Blues and Melancholy Jam", Gwilym Simcock, com "Good Days At Schloss Elmau", James Blake, com o disco de estreia homónimo, Katy B, com "On A Mission", King Creosote & Jon Hopkins, com "Diamond Mine", Metronomy, com "The English Riviera", e Tinie Tempah, com "Disc-Overy".

Anna Calvi, Everything Everything e James Blake actuaram este mês em Portugal no festival Optimus Alive, os Elbow tocaram no sábado no festival Super Bock Super Rock. Os Metronomy integram o cartaz do festival Paredes de Coura.

O vencedor da edição deste ano do Mercury Prize será conhecido em Londres a 6 de Setembro. No ano passado, o Mercury Prize foi atribuído aos The XX, com o disco de estreia "XX".

@Lusa