A novidade foi revelada por Josh Klinghoffer, guitarrista do coletivo desde 2009, ano em que John Frusciante deixou o grupo.

“Os Chili Peppers estão a trabalhar todos os dias, a compor”, revelou o músico, em entrevista à “Noise 11”, continuando: “Fizemos uma fase de experiências a nível de composição mais elaborada, pelo menos mais elaborada do que a banda havia feito anteriormente”.

“O Flea é dono de um ótimo estúdio, agora. Tenho gravado com os Chili Peppers todos os dias. Já compusemos 30 canções. Nós fizemos mais ou menos isso da última vez, aquando do meu primeiro álbum [com a banda]. Empilhámos uma série de coisas sobre o Anthony e ele alinhou. Acabou por escrever letras para 50 músicas. Gravámos 50, da última vez. Editámos umas 17 extra que não chegaram a ir para o álbum. Estamos conscientes de que não vamos fazer isso novamente, mas já vamos em 28 ou 30 canções”.

Questionado se o produtor de longa data da banda da banda, Rick Rubin, iria contribuir para o registo, sucessor de “I’m With You” (2011), Klinghoffer admitiu: “Isso ainda está por definir, ainda. Normalmente, ele envolve-se no processo de organização, mas isso ainda não aconteceu, o que é bom para mim. Gosto da forma como estamos a fazer as coisas, para já. Ainda não foi nomeado um produtor oficial, logo, à falta disso, nunca sabes o que poderá acontecer”. Recorde-se que os Red Hot Chili Peppers têm trabalho com Rick Rubin em todos os álbuns desde 1989.