O ambiente à entrada estava calmo e tranquilo enquanto as pessoas iam chegando e aguardando que as portas abrissem. Ainda há porta do Lux, os músicos conversavam com amigos e familiares e ainda houve tempo para algumas pequenas entrevistas a alguns meios de comunicação. Já no interior da discoteca, o palco tornava-se bastante pequeno para tantos instrumentos, mas estava preparado para a atuação: um aglomerado de guitarras, violas, baixo, piano, xilofones, melódicas, metalofone e uma bateria onde no bumbo era visível as iniciais YCWCB escritas à mão sob uma tira de fita-cola.

Com a sala cheia de espetadores ansiosas para os ver, a banda subiu ao palco sob um forte aplauso e dá início ao concerto com a canção An Ending que é a última música do álbum. De seguida escutou-se Until December que foi tocada com tanto fervor que no fim da canção, a pandeireta tocada por Salvador Menezes acabou desmontada e os chocalhos a cair no chão. Afonso Cabral e David Santos deram a voz ao tema Green Grass # 1 e, de seguida, a cantora Márcia junta-se ao grupo para cantarem A While Can Be a Long Time. Todos os aplausos finais foram dedicados à cantora por esta estar de parabéns pela sua gravidez. Sem mais demoras, os You Can't Win, Charlie Brown tocaram Songworm e Glimpse, sendo que esta última foi a primeira vez que a tocaram ao vivo.

"Quem é que já ouviu o nosso primeiro EP? Esta música é para vocês" - foi assim que anunciaram a canção Sad Song, que faz parte do primeiro EP editado em 2010 e que está incluída no álbum Novos Talentos FNAC 2009. O novo single da banda intitulado I’ve Been Lost foi uma das músicas da noite pois os aplausos foram mais que muitos e a sensação de que o público estava rendido era percetível. Sem estarem perdidos, o sexteto lisboeta tocou All Of The Stories Fly e, para terminar a noite em grande, ouve-se os acordes do single de estreia Over The Sun / Under The Water que foi cantarolado por muitos dos presentes, deixando os elementos da banda um pouco perplexos de satisfação. Antes disso, houve tempo para Salvador Menezes tirar um papel do bolso onde estavam os nomes de pessoas das quais a banda fez questão de anunciar para agradecer todo o sucesso e o facto de o disco se ter tornado em algo “físico”. Para acompanhar os agradecimentos e em modo de brincadeira, João Gil colocou uma música que vem gravada no piano e de tom um pouco romântico, o que foi motivo de risada geral. “Obrigado a vocês todos, que são bués!” – foram estas as palavras de Afonso Cabral que assim se despediu, deixando um “Até Breve” no ar e para alegria de todos.

Como a boa disposição pairava no ar, o público quis mais e a banda voltou novamente ao palco. Para tocar a primeira música do encore, apenas David Santos, Salvador Menezes João Gil para interpretarem Green Grass # 2. Por fim, os restantes membros da banda sobem ao palco e “como não sabemos tocar mais nenhuma música, esta vai ser mesmo a última música da noite. Para todos vocês, Sort Of. Uma vez mais, um grande obrigado a todos”, anunciou Afonso Cabral, vocalista principal do grupo. Mas surgiu um ligeiro imprevisto: a guitarra de Afonso Cabral não se ouvia e tiveram que “interromper por breves momentos” para que o som se fizesse ouvir. Enquanto se esperava e o músico tentava resolver o problema, João Gil, Tomás de Sousa, Luis Costa e Salvador Menezes entreteram o público com uma improvisação, baseada na música de estilo romântico que já tinha sido tocada anteriormente. Não deixou de ser um momento bastante divertido e que mostra a extrema cumplicidade da banda e o seu profissionalismo.

Assim terminou o concerto, com um “muito obrigado a todos. Vocês são o melhor público de sempre” gritado por João Gil e com os restantes elementos a distribuírem sorrisos. Em uma hora de concerto, as canções de Choramtic transportaram todos os presentes para um imaginário bastante colorido e que correspondeu às expectativas. O próximo concerto da banda em território nacional está agendado para o dia 7 de outubro, no Teatro de S. Luiz em Lisboa. A não perder!

Texto: Ana Cláudia Silva

Fotografias: Graziela Costa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.