
Mallu Magalhães (na foto) é um fenómeno do Youtube no Brasil. Com apenas 19 anos e contando já com milhões de visualizações na referida plataforma, a artista brasileira fez ‘covers’ de músicas de Johhny Cash e Bob Dylan, as quais despertaram o interesse da imprensa e crítica brasileiras. Desde então tem vindo a construir uma carreira, que já conta com três discos de originais e um DVD.
Ao longo do seu curto, mas sólido percurso, a cantora ‘folk/pop rock’ já teve a oportunidade de colaborar com produtores que trabalharam com Beck, Beastie Boys, Bjork, Caetano Veloso e Vanessa da Mata e foi ainda considerada artista revelação pela revista Rolling Stone Brasil.
Por seu lado, Pedro Luís ficou conhecido pela sua banda - Pedro Luís e a Parede - criada em 1996 e conhecida pela sonoridade ‘rock’, ‘rap’, samba e ‘funk’.
Ao longo do percurso nesta banda e dos seis discos editados, trabalhou com Ney Matogrosso em dois deles. Paralelamente a este projeto e com os mesmos músicos, Pedro Luís criou, em 2000, o Monobloco, uma oficina com o objetivo de ensinar percussão e que se tornou num espetáculo com dezenas de intervenientes em palco. O projeto levou-os até Inglaterra, Irlanda, Dinamarca, Austrália e Nova Zelândia.
Pedro Luís atuou no Rock in Rio 2011, no Rio de Janeiro, Brasil, juntamente com o espanhol Macaco, onde apresentou o projeto Monobloco. O concerto foi uma verdadeira festa e reuniu milhares de fãs.
O encontro entre Pedro Luís e Carminho será, certamente, um dos espetáculos mais inusitados que o Rock in Rio-Lisboa 2012 apresentará nesta edição, juntando as sonoridades do fado português com os ritmos rápidos e quentes do Brasil.
Seguindo a tendência de promover as trocas culturais entre os países em que o evento marca presença e devido ao anúncio da primeira edição argentina, em 2013, a organização do Rock in Rio apresenta, para o dia 2 de junho, Los Pericos, banda de ‘reggae’ mítica da Argentina e que atua pela primeira vez em Portugal.
Durante os seus 25 anos de carreira, o grupo argentino lançou 26 discos, vendeu mais de dois milhões de cópias e deu mais de 1500 concertos em todo o mundo.
De entre todos estes espetáculos, destaque para os concertos no Chile, onde atuaram para 60 mil pessoas, no Buenos Aires Vivo, para 100 mil pessoas, e para 120 mil espetadores na comemoração dos seus dez anos de carreira.
Também da Argentina chegam-nos os Tan Bionica, um grupo de quatro elementos formado em 2002 e que conta com uma enorme legião de fãs no seu país natal.
No dia 3 de junho sobem ao Palco Sunset para mostrar a sua música ao público português. Ao longo da sua carreira, os Tan Bionica editaram três discos de originais e conquistaram uma legião de fãs, na ordem dos milhões, por toda a América Latina.
Prova disso são as 15 milhões de visualizações que os seus vídeos registaram no Youtube, os 250 mil seguidores no Facebook, 50 mil no Twitter e o facto de terem arrecadado o prémio de “Melhor Artista Argentino em 2011”.
A Orquestra Todos é mais uma surpresa preparada pela organização do Rock in Rio-Lisboa 2012 para todos os fãs e vai subir ao Palco Sunset no dia 1 de junho.
Esta orquestra, composta por 14 músicos e dirigida pelo maestro Mario Pecorelli, é constituída por elementos oriundos de dez diferentes países, o que constitui, por si só, uma experiência multicultural inesquecível.
A Orquestra Todos nasceu no Sport Clube do Intendente, em Lisboa, e utiliza as diferentes origens dos seus músicos para criar uma sonoridade única, a qual nunca esquece a Lisboa que os juntou.
Os Shout! vão juntar-se a Boss AC, Zé Ricardo e Paula Lima no dia 1 de junho, num encontro que promete ser apoteótico.
O grupo, constituído por 12 elementos, foi o primeiro coro de ‘gospel’ em Portugal e surgiu em 1995. Composto por algumas das melhores vozes presentes no mercado nacional, já partilharam o palco com vários artistas, como Boss AC, Sara Tavares, Mariza, Mafalda Arnauth, João Gil, Susana Félix, Rui Veloso, Rão Kyao, Tucanas, entre outros.
Shout! não é apenas um grupo dedicado ao ‘gospel’. Com o passar do tempo e com a experiência que têm vindo a adquirir, já é possível ouvi-los a interpretar temas de Cindy Lauper, Bob Marley ou Peter Gabriel. Esta será seguramente uma surpresa que vai trazer todo um novo leque de possibilidades a este concerto.
Comentários