Depois de quatro edições já passadas em Lisboa, está assim confirmada a quinta vez que a música vai invadir a capital. E para assegurar o protocolo hoje assinado, a organização do evento garantiu duas contrapartidas: a substituição da vedação em redor do parque e a construção de uma ciclovia anexada ao recinto.

«Para a Câmara Municipal, a celebração deste protocolo é particularmente importante já que estabelece novas contrapartidas para a cidade por parte da organização do evento, mais precisamente, para a zona do Parque da Bela Vista, em Marvila, onde se realiza. Uma parte de Lisboa onde o município pretende que se desenvolva uma nova centralidade», explicou António Costa durante a assinatura do acordo.

Já para Roberta Medina «o Rock in Rio-Lisboa 2012 trará uma forte projecção para Lisboa contribuindo para reforçar a imagem da cidade no mercado internacional e para gerar mais receitas, tomando como exemplo concreto o resultado divulgado pelo estudo feito pela Universidade Católica de Lisboa que avaliou o impacto positivo do evento na economia em 63 milhões de euros».

Para além do apoio do munícipio também os já habituais parceiros estão de volta para a edição de 2012. O Millennium bcp e a Vodafone voltam a ter os papéis de patrocinadores e a SIC, o Grupo r/com, o SAPO e a Controlinveste regressam como Media Partners.

Com protocolo hoje assinado, a Câmara Municipal de Lisboa e a Better World, organizadora do evento, assumem também que a quinta edição do Rock in Rio terá entre os seus objectivos principais a promoção e a divulgação do nome e da imagem da cidade de Lisboa, estendendo-se também à promoção de Portugal para lá das fronteiras.

Inês Gens Mendes