A 1 de junho a histórica formação de jazz, liderada atualmente por Marshall Allen, de 89 anos, estará no Porto, no âmbito do Serralves em Festa, e no dia seguinte em Lisboa, no B.Leza, estando os bilhetes já à venda.

Sun Ra, que morreu em 1993 com 79 anos, atuou duas vezes em Portugal com a "big band": em 1985 no Jazz em Agosto, em Lisboa, e em 1982, no festival de Vilar de Mouros.

Nascido Herman Poole Blount, em 1914 no Alabama, Sun Ra foi considerado um pioneiro no jazz, pela profusão de influências - música clássica, improvisação, afro-jazz, eletrónica - e ainda por um pensamento marcado pela religião, pela filosofia, pelo Cosmos e pela ficção científica.

Sun Ra fundou uma 'big band' nos anos 1950 em Chicago que teve várias designações - Solar Arkestra, Myth-Science Arkestra, Solar Myth Arkestra ou Omniverse Arkestra.

Nela participaram, ao longo de várias décadas, músicos como Richard Davis, Julian Priester, Clifford Jarvis e o saxofonista John Gilmore, que liderou a Arkestra depois da morte de Sun Ra.

Gilmore morreu em 1995, tendo sido substituído até hoje, na liderança da formação, pelo saxofonista Marshall Allen.

Com a Jubilee Tour, a Sun Ra Arkestra andará pela Europa entre maio e junho, com passagem, por exemplo, pelos festivais Primavera Sound de Barcelona (Espanha) e Glastonbury (Reino Unido).

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.