A edição 2011 do Super Bock Super Rock vai apresentar melhorias das condições e infra-estruturas, para garantir que esta que já é a 17ª edição do certame, seja a melhor de sempre.

As portas do recinto abrirão todos os dias às 16h00. A organização aconselha vivamente o público a chegar ao recinto cedo, de maneira a prevenir enchentes e congestionamentos, maximizando a utilização dos transportes públicos reforçados e a partilha de automóvel.

Além de facilitar o acesso, permitindo ao espectador uma viagem confortável e mais despreocupada, a utilização de transportes públicos é igualmente uma opção ecológica para rumar à Herdade do Cabeço da Flauta, junto à praia do Meco, em Sesimbra.

Melhorias de transportes públicos, campismo, estacionamento e outros pontos fundamentais na logística do evento

O Festival realizar-se-á de quinta-feira a sábado, evitando a acumulação com o trânsito habitual das praias ao domingo;

Aposta num cartaz homogéneo nos três dias de festival, de modo a maximizar a compra para ostrês dias, minimizando a circulação de automóveis, nomeadamente vindos de Lisboa;

Aposta no reforço e optimização das opções de transportes públicos para a deslocação ao Festival:

Reforço dos autocarros de Lisboa – preço por viagem/pessoa 2,50€;

Optimização do interface comboio/autocarros;

Praça de táxis na entrada do Festival.

Recinto de Campismo ampliado e melhorado, minimizando o fluxo de chegada e saída do recinto:

Áreaquatro vezes superior a 2010 com cerca decinco hectares;

Quatrovezes mais chuveiros;

Zona de restauração;

Parque para caravanas com luz e WC’s;

Dobro dos WC’s de 2010;

Mini-mercado;

Autocarro gratuito para a Praia;

Contentores de chuveiros na saída da praia, reforçando a oferta do recinto do festival.

Horários dos concertos:

Em três palcos acima de tudo alternativos, a programação dos horários teve como objectivo, por um lado, evitar sobreposições dos concertos mais apetecíveis e, por outro, escalonar o fluxo de saída do recinto.

Parqueamento ampliado, melhorado e com gestão optimizada:

Ampliação com capacidade total adequada à procura estimada tendo em conta a experiência do ano passado e a procura do festival;

Mais um parque de estacionamento para quem se desloca na direcção Lisboa-Recinto-Lisboa: junto à Rotunda do Marco do Grilo. O transporte entre o Parque da Rotunda do Marco do Grilo e o recinto do Festival será assegurado por navetes;

Optimização da organização dentro dos parques, dos fluxos de circulação, bem como entradas e saídas do parqueamento;

Melhoria e reforço da iluminação, sinalética e equipa de apoio no estacionamento. A equipa de arrumadores estará presente para dar apoio, não só à chegada, mas também na saída do Festival;

Condicionamento da circulação na estrada de acesso ao recinto, ligação Rotunda do Marco do Grilo e Alfarim, em função da utilização e preenchimento dos parques de estacionamento;

Optimização da coordenação com as autoridades competentes, nomeadamente GNR, para a boa gestão do fluxo de tráfego nas estradas de acesso ao festival:

Informação sobre sentidos de trânsito, cortes de estrada e respectivos horários a ser dada oportunamente, em função do planeamento das autoridades competentes.

Sistema de navetes: Estacionamento – Recinto – Estacionamento, bem como Alfarim – Recinto – Alfarim, evitando o congestionamento da estrada de acesso ao festival que liga a Rotunda do Marco do Grilo e Alfarim:

Ligação entre o parque da Rotunda do Marco do Grilo e o Recinto do Festival;

Ligação entre Alfarim e o Recinto, com paragem no entroncamento para a Lagoa de Albufeira.

Como chegar ao festival?

De comboio

Fertagus

Lisboa-Coina-Lisboa

Comboios com saída de Lisboa para a Estação de Coina, com frequência de 15 a 30 minutos aproximadamente. Ver horários sentido Lisboa-Setúbal em www.fertagus.pt .

Comboios com saída da Estação de Coina para Lisboa, com frequência de 15 a 30 minutos aproximadamente. Ver horários sentido Setúbal-Lisboa em www.fertagus.pt .

Setúbal-Coina-Setúbal

Comboios com saída de Setúbal para a Estação de Coina, com frequência de 30 a 60 minutos aproximadamente. Ver horários sentido Setúbal-Lisboa em www.fertagus.pt .

Comboios com saída da Estação de Coina para Setúbal, com frequência de 30 a 60 minutos aproximadamente. Ver horários sentido Lisboa-Setúbal em www.fertagus.pt .

Ligações especiais de autocarro (TST)

Estação de Coina - Recinto

Existirá um transbordo especial entre a Estação de Coina e o recinto do Festival, que funcionará nos seguintes horários:

Dia 13 de Julho
Coina – Meco – 15h00 / 17h00 / 19h00

Dias 14, 15 e 16 de Julho
Coina – Meco – 12h00 / 14h00 / 16h00 / 18h00 / 19h00 / 20h00 / 21h00

Dia 17 de Julho
Meco – Coina – 10h00 / 12h00 / 14h00

Recinto – Estação de Coina

Será ainda assegurada a ligação nocturna entre o recinto do Festival e a Estação de Coina, com autocarros a operar entre as 04h e as 06h da madrugada, nos três dias do festival.

Comboios CP

Quem vem de comboio CP, vindo de Norte, deverá sair na Estação de Lisboa-Oriente, apanhar um comboio urbano da família Alverca / Monte Abraão até Roma-Areeiro, onde fará a mudança para um comboio Fertagus em direcção a Setúbal, até à Estação de Coina.

Quem vem de Comboio CP, vindo de Sul, deverá fazer transbordo no Pinhal Novo para comboio da Fertagus, e partir daí seguir até à Estação de Coina.

Os horários dos comboios CP podem ser consultados em www.cp.pt .

O transbordo dos portadores de Musicard CP deverá ser feito na Gare do Oriente, onde terão direito a um shuttle, que os transportará até ao recinto, e que terá os seguintes horários:

Lisboa Gare do Oriente – Recinto:

13 Julho
12h00 / 15h00 / 18h00 / 20h00 / 22h00 / 24h00

14 de Julho
12h00/15h00 18h00/20h00 22h00/ 24h00

15 de Julho
15h00/ 20h00

Recinto – Lisboa Gare do Oriente:
17 Julho
09h00 / 09h30 / 10h00 / 10h30 / 11h00 / 12h00 / 12h30 /13h00

De autocarro

Para quem se desloca de fora de Lisboa utilizando a Rede Expressos, a recomendação é que, uma vez chegados a Lisboa, apanhem o comboio da Fertagus em direcção a Coina na estação de Sete Rios. A partir daí basta seguir as indicações descritas acima.

À semelhança do que aconteceu no ano anterior, haverá ainda autocarros especiais, assegurados pela TST, com o trajecto: PRAÇA DE ESPANHA – RECINTO – PRAÇA DE ESPANHA. Este serviço estará disponível a partir do dia 13 de Julho, sendo reforçado durante os três dias de festival, com mais veículos em circulação e horários nocturnos.

Dia 13 de Julho: das 14h às 19h

Dias 14, 15 e 16 de Julho: das 14h às 19h e das 02h às 05h da madrugada.

Haverá ainda ligação de autocarro entre Alfarim e o Recinto, com paragem no entroncamento para a Lagoa de Albufeira.

De táxi

Este ano haverá Praça de Táxis à saída do Recinto.

De carro

Pela Ponte 25 de Abril / A2

Na A2 sair para Sesimbra/Azeitão;
Seguir na Estrada Nacional em direcção a Sesimbra;
Depois de passar a Vila de Fernão Ferro, na primeira rotunda (Rotunda do Grilo), cortar à direita em direcção a Alfarim;
Seguir sempre nessa estrada até encontrar o recinto do Festival do lado direito.

Pela Ponte Vasco da Gama / A12

Pela Estrada Nacional

Na A12, sair para o IC32 em direcção a Montijo/Barreiro;
Continue até IC21;
Seguir pela saída em direcção a Coina/Penalva/N10/Palmela;
Na rotunda, seguir pela segunda saída;
Virar à direita em direcção à Quinta do Conde;
Na rotunda, seguir pela 2.ª saída para Av. Principal da Quinta do Conde;
Continue até R. Luís Dourdil;
Na rotunda, seguir pela 2.ª saída e continuar em frente para Av. 10 de Junho de Fernão Ferro;
Continue até Estr. EN206;
Virar à direita em direção a R. Gil Vicente;
Seguir pela 3ª à esquerda em direcção a Estr. EN10/N378;
Virar à esquerda em direção a Estr. EN10/N378;
Continuar a seguir N378;
Depois de passar a Vila de Fernão Ferro, na primeira rotunda (Rotunda do Grilo), cortar à direita em direcção a Alfarim;
Seguir sempre nessa estrada até encontrar o recinto do Festival do lado direito.

Pela Auto-Estrada

Na A12, sair para o IC32 em direcção a Montijo/Barreiro;
Continue até IC21;
Seguir na Estrada Nacional em direcção a Sesimbra;
Depois de passar a Vila de Fernão Ferro, na primeira rotunda (Rotunda do Marco do Grilo), cortar à direita em direcção a Alfarim;
Seguir sempre nessa estrada até encontrar o recinto do Festival do lado direito.

Coordenadas GPS

Coordenadas Angulares

Latitude: 38° 30' 50.2338"
Longitude: -9° 8' 45.4056"

Coordenadas Decimais

Latitude: 38.5139539
Longitude: -9.14594650

Estacionamento

A capacidade de parqueamento estará dimensionada para corresponder à afluência estimada de carros ao Festival.

O estacionamento será reforçado com mais um parque, junto à Rotunda do Marco do Grilo, para quem se desloca na direcção Lisboa – Festival – Lisboa. O transporte entre estes dois novos parques de estacionamento e o recinto será assegurado por navetes durante os três dias do festival.

Os parques estarão devidamente assinalados, com sinalização e iluminação melhoradas. Também a equipa de arrumadores foi reforçada e estará no local para facilitar o auxílio e organização no estacionamento, quer na chegada quer como na saída do Festival. Para garantir a boa circulação nos trajectos de e para o festival, a gestão do parqueamento e o fluxo do tráfego serão geridos em conjunto, e em coordenação com as autoridades competentes.

Campismo

Depois do sucesso da última edição, com milhares de campistas a pernoitarem no espaço dedicado junto ao recinto, a área de campismo foi alargada para cinco hectares (sensivelmente o quádruplo do último ano), foi quadruplicado o número de chuveiros e duplicado o número de WC’s disponíveis.

No sentido de facilitar banhos, serão igualmente instalados chuveiros junto à praia, para que o público possa vir da praia para o recinto já pronto para o festival. O transporte entre a praia e o recinto será assegurado por autocarros descapotáveis e mantém-se gratuito, operando ininterruptamente entre as 9h e as 19h.

Além de uma nova zona de restauração, o campismo terá ainda um mini-mercado próprio, de forma a reduzir a necessidade de deslocações de carro durante o evento. O supermercado estará aberto logo a partir de dia 13 de Julho.

Haverá zona dedicada ao parqueamento de caravanas, com luz e WC’s.

Tal como em 2010, haverá transporte gratuito para a Praia, a partir do dia 13 de Julho. Bem como serviço de Internet na zona de Campismo.

Além do recinto de campismo do festival – gratuito para os portadores de passes de 3 dias – existem também outros parques de campismo na zona:

Parque de Campismo O Repouso
Local: Lagoa de Albufeira
Contactos: 212 684 300/ 210
Mais informações: localizado entre o recinto do Super Bock Super Rock e Alfarim

Parque de Campismo Camping Fetais
Local: Fetais - Aldeia do Meco
Contactos: 212 682 978
Email: geral@campingfetais.eu
Mais informações: a 4 minutos de Alfarim, cerca de 2,4km de distância

Parque de Campismo CampiMeco
Local: Praia das Bicas - Aldeia do Meco
Contactos: 212 683 374 / 212 683 393
Email: campimeco@msri.pt
Blog: campimeco.blogs.sapo.pt
Mais informações: a 7 minutos de Alfarim, cerca de 4,3km de distância

Logística e condições

Quanto a melhorias na logística do próprio festival, os destaques são variados:

Primeiramente, a deslocação das datas para uma quinta-feira, sexta-feira e sábado permite reduzir o tráfego rodoviário, já que se evita o trânsito de domingo em direcção às praias. Este factor, aliado ao cartaz consistente e homogéneo – a grande maioria dos ingressos vendidos são passes de 3 dias - e ao cuidado em criar horários que facilitem o fluxo de pessoas permite minimizar entupimentos nos estacionamentos e congestionamentos tanto à chegada, como à saída do festival.

Entre outros pontos a assinalar, haverá ainda uma diminuição significativa do pó, uma vez que o terreno está mais compactado (não houve movimentos de terras) e que existirá uma rega diária na frente de cada palco.

A área de alimentação será também alargada e reforçada de modo a diminuir tempos de espera e proporcionar aos espectadores a melhor experiência possível.

Horários dos concertos

14 de julho

Palco Super Bock
Sean Riley - 19h15
The Walkmen - 20h20
The Kooks - 21h40
Beirut - 23h00
Arctic Monkeys - 00h45

Palco EDP
Glockenwise - 20h00
Tame Impala - 21h10
El Guincho - 23h20
Lykke Li - 00h10

Palco @ Meco
Mary-B - 21h00 - 22h00
Rui Murka - 22h00 - 23h30
Nicolas Jaar - 23h30 - 00h30
Tiago Miranda - 00h30 - 02h00
Tim Sweeney - 02h00 - 04h00
James Murphy - 04h00 - 06h00

15 de julho

Palco Super Bock
Noiserv - 19h00
Rodrigo Leão - 20h00
The Gift - 21h20
Portishead - 22h50
Arcade Fire - 00h45

Palco EDP
LA - 19h45
B Fachada - 20h50
The Legendary Tigerman - 22h10
Chromeo - 02h00

Palco @Meco
Kaspar - 21h00 - 22h00
John Waynes - 22h00 - 23h00
Dorian Paic - 23h00 - 01h00
Makam - 01h00 - 02h00
Rui Vargas + André Cascais - 02h00 - 03h30
Sven Vath - 03h30 - 06h00

16 de julho

Palco Super Bock
X-Wife - 19h15
Brandon Flowers - 20h15
Elbow - 21h45
Slash - 23h05
Strokes - 00h35

Palco EDP
Paus - 20h00
Junip - 21h10
Ian Brown - 22h25
The Vaccines - 23h45

Palco @ Meco
Kayser + Henrik - 21h00 - 22h30
Guillaume & The Coutu Dumonds - 22h30 - 23h30
Sascha Dive - 23h30 - 01h00
João Maria + Zé Salvador - 01h00 - 03h30
Ricardo Villalobos - 03h30 - 06h00

Bilhetes

Bilhete diário: 45€
Passe de 3 dias: 80€
(campismo incluído a partir de dia 13 de Julho)

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.