The Paperboats são constituídos por Paul da Silva, músico e compositor londrino com raízes portuguesas que é também vocalista e guitarrista, por Pedro Menano na bateria, Christian Ferraz, no baixo, e André Branquinho, na guitarra.

Os elementos da banda conheceram-se em 2009, depois de Paul da Silva ter atuado na primeira parte do concerto dos The Script na Aula Magna em Portugal, ainda como artista a solo, em promoção ao EP independente «N.E.W.S.». A química entre os músicos ditou que, pouco tempo depois, rumassem a Londres, para gravar «Surviving The Flood».

Composto por 12 temas originais, entre os quais o single «Curses», cujo vídeo lidera o MTV Blue Top como o vídeo mais votado pelo público pela 3ª semana consecutiva, «Surviving The Flood» convida-nos a desvendar a emergência de um pop/rock genuíno e reavivado.

O álbum foi gravado em Londres nos estúdios Voodoo Lounge com o produtor Thomas Johansen (Keane, The Killers, All Saints) e masterizado no Sterling Sound em Nova Iorque.

Em nota de imprensa considera-se que «estamos perante uma apresentação reveladora de um produto genuíno, feito para ouvintes exigentes, onde a música se une com uma voz (Paul da Silva) que já foi descrita como 'vidro partido embrulhado em veludo..'».

Nas palavras de Paul da Silva, os The Paperboats têm um «registo marcadamente rock, mas não damos exclusividade a um género musical falando como ouvintes, simplesmente porque é impossível.»

Dos muitos músicos e compositores que admiram ou que acham interessantes «porque conseguiram usar a imaginação no lugar certo, na hora certa», destacam-se grandes nome da escola dos anos 1960 como os The Doors, Rolling Stones, The Who e, mais «recentes», The Doves, Elbow, Pearl Jam, Radiohead, além de «fenómenos como Jeff Buckley ou Erykah Badu».

Este sábado, dia 11 de fevereiro, o grupo atua no Plano B, no Porto, e no dia 17 é a vez da atuação no palco do Musicbox, em Lisboa.

Videoclip de «Curses»