Depois, a afluência. Embora a senhora seja um ícone dos anos 80, há vários anos que não lança nada de relevante. Então, porque está a sala cheia? E que fazem ali todos aqueles adolescentes?

A primeira pergunta, não desfazendo em Suzanne Vega, explica-se pela ocasião - 11º aniversário do Pinktober, iniciativa do Hard Rock Café para chamar a atenção para a luta contra o cancro da mama (a totalidade das receitas do evento reverteu a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro). A resposta à segunda explica também o porquê da avalanche mediática - câmaras de todos os feitios e por todo o lado... para fotografar os concorrentes dos Ídolos, que marcaram presença.

Como ponto central disto tudo, um concerto em que Suzanne Vega se fez acompanhar apenas pelo guitarrista Gerry Leonard, revisitou clássicos e apresentou algumas novidades. Afinal, não tem estado parada: criou a sua própria editora, pela qual está a lançar compilações das suas canções, agrupadas por temáticas; um primeiro volume com canções de amor, a que se se seguiu um segundo, agora com canções sobre pessoas e lugares.

Logo a abrir o alinhamento, primeiro rebuçado com "Marlene on the Wall". Percebe-se instantaneamente que a forma e as feições podem estar envelhecidas, mas de resto continua tudo lá. Pelo meio de um alinhamento que deu para hora e meia, espaço para a canção com referências à comunidade portuguesa de Newark, "Ironbound / Fancy Poultry", para o romance em "The Queen and The Soldier" e "Frank and Ava", e para uma história curiosa sobre um gato - a canção "Tombstone" foi inspirada por um telefonema da mãe de Suzanne, no qual lhe comunicou que o gato Morris tinha morrido, e que lhe dera banho e lhe secara o pêlo, lançando-o depois numa pira ardente rio fora. Um gato com um funeral viking.

Destaque ainda para "The Man Who Played God", canção incluída no projecto "Dark Night of the Soul", homenagem aos Sparklehorse (Mark Linkous, o líder, suicidou-se este ano) produzida por Danger Mouse e que conta com a colaboração de David Lynch.

Para gáudio geral, fechou com os seus dois maiores êxitos,"Luka" e "Tom's Diner", seguindo-se um pequeno encore com "In Liverpool", por sinal uma das mais aplaudidas da noite.

Veja abaixo algumas fotos do concerto.

Texto e fotos @Puto da Objectiva

Videoclip de "Frank & Ava":

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.