"Só agora?", dirão alguns. É verdade, só agora, dez anos depois do álbum de estreia, "The Big Come Up", é que Dan Auerbach (voz, guitarra) e Patrick Carney (bateria) trazem as canções dos Black Keys a palcos nacionais. Mas pelo menos é uma estreia em grande, já que o rock e blues dos norte-americanos (regados por doses variáveis de soul ou funk) têm ao seu dispor a maior sala de concertos do país.

A aposta no Pavilhão Atlântico condiz com a adesão impressionante de seguidores que a dupla de Akron, Ohio, tem conquistado nos últimos tempos, saltando de um culto crescente ao longo dos seus primeiros anos para a legião de fãs garantida por "Brothers" (2010) - que até arrecadou três Grammys - e reforçada com "El Camino" (2011).

O reconhecimento do grande público destes últimos dois discos juntou-se assim ao aplauso crítico a uma banda que, se não marca pela originalidade, repisa territórios familiares com um entusiasmo acima da média. Entusiasmo e empenho, como o confirma uma discografia de sete álbuns de originais em apenas dez anos, feito sem grandes paralelos na produção pop-rock atual. E falando em produção, a mão do mago Danger Mouse, que tem marcado as canções dos últimos discos dos Black Keys, também terá contribuído para que a dupla esteja cada vez mais próxima dos grandes estádios do que dos pequenos clubes - para gáudio de uma imensa maioria e amargo de boca de parte de uma imensa minoria que os acompanhava desde o início.

Rock clássico com um trunfo muito moderno

Além da alquimia de Auerbach e Carney, que vai do festivo ao amargurado (às vezes na mesma canção) sem perder o balanço, e da arte final do produtor, que dá aos temas um toque simultaneamente reconhecível e fresco, a popularidade dos Black Keys também deverá qualquer coisa aos seus últimos videoclips, formato que a dupla explora com imaginação e sentido de humor. Da mulher (literalmente) fatal, ao melhor estilo Robert Rodriguez, de "Howlin' for You", às muitas outras (com direito a dinossauro de peluche) de "Next Girl", passando pela visita ao jardim infantil de "Tighten Up" (vídeo premiado pela MTV) ou pelo dançarino do ultra-minimalista "Lonely Boy", não é difícil perceber porque é que algumas canções do duo (e, sobretudo, esse inevitável acompanhamento visual) são um fenómeno viral.

Em palco, no entanto, os Black Keys têm fama de não precisarem de qualquer artifício para fazerem vingar uma seleção de canções cruas e orelhudas, valendo-se apenas de um método orgulhosamente back to basics. Por cá, as dúvidas podem finalmente ser tiradas a partir das 20h30 desta terça-feira, num concerto com primeira parte dos britânicos The Maccabees.

@Gonçalo Sá

Videoclip de "Lonely Boy":

Videoclip de "Howlin' for You":

Videoclip de "Next Girl":

Videoclip de "Tighten Up":