Venham mais cinco de uma assentada a partir das 21h30, no dia 24, para celebrar os 80 anos de uma das vozes mais emblemáticas de Abril: Zeca Afonso. O palco vai ser invadido pela Revolução e a pista pela Dança. Neste dia 24, Sábado, a Festa da Liberdade mora no Santiago Alquimista!

Vai ser um grande tributo ao Zeca que partiu de uma iniciativa do Feedbackmusica (em parceria com o Movimento Alternativo Rock) e que integra o projecto "80 Anos de Zeca" da Associação José Afonso Norte para rapidamente se alastrar a dezenas de outros músicos que quer no palco, quer na cabine de som, vão fazer a Festa até de manhã! A Criasons dirige a pre-produção e a divulgação do evento e o Santiago Alquimista foi a sala escolhida para esta celebração.

Para o Feedbackmusica esta “é a nossa maneira de homenagear um dos vultos da música portuguesa. Tentámos fazê-lo através da gravação de 5 Acústicos Feedback com versões de músicas de José Afonso, por parte de elementos das bandas do M.A.R., 5 Sonetos escritos pelo nosso colaborador J.M.S. e ainda uma ilustração de Sara Franco que dá a imagem à iniciativa.”

Os M.A.R. que aqui vestem a pele dos “Venham mais 5” são – segundo os próprios - “o perseguir do ideal de cantar o Português, de articular todas as sílabas lusas de uma só vez.” Este colectivo conta com músicos dos grupos Belle Route, Alma Fábrica,Alf, Alucina, Ninfo, Maça de Prata, Matilha, Cinza e Pássaro. Ouviremos destas novasVozes daIn a Década de Salomé, Canção da Paciência, Balada de Outono, o Cavaleiro e o Anjo e Era um redondo vocábulo. As suas versões foram compiladas num DVD que será oferecido ao público neste evento.

Estão asseguradas ainda as actuações dos OQuarto Fantasma(Guitarras, Percussão e Electrónica fundem-se em temas de rock experimental) que escolheram a “Canção de Embalar” porque “é uma das músicas da discografia do Zeca Afonso que à partida tem o ambiente que procuramos nos nossos temas. Ao mesmo tempo, é uma música com espaço para ser explorada de outras formas sem perder identidade"; os Atma que “para além de (...) parecer importante para esta comemoração o assumido grito pela Liberdade, a escolha da música “A Presença das Formigas” também se deveu às características plásticas corporizadas através da letra e da métrica que criam um ambiente visual para nós muito importante.”; OsLábios (antigos The Profilers) que surgem com Miguel Ângelo (na sequência da produção do disco de estreia do grupo) para cantar “Vampiros”; oCão da Mortecom “Vejam bem”; o Terno de Balas com “A Morte Saiu à Rua” e ainda algumas boas surpresas!

Depois dos concertos, nos pratos teremos músicos de conhecidos projectos musicais portugueses (João Coração, Feromona, Linda Martini/Paus, M.A.U., Mundo Cão) a partilhar o divertido mote: "Esta é a minha música de intervenção! Agora, dancem!"

Nos pratos:
João Coração
Irmãos Armés & Armés (Feromona)
Colossus Kid (Hélio Morais dos Linda Martini/Paus/If Lucy Fell)
Lagmour Project (Pedro Laginha - Mundo Cão + Jorge Mourato)
MAU (Manand Unable)

Exposição no foyer do Santiago Alquimista.
Abertura de portas: 21H30
Bilhetes à venda no local: 5€ com oferta de 1 DVD comemorativo

RESERVAS DE BILHETES: reservas@criasons.com / SMS 918898677

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.