Adult Jazz, Deers, King Gizzard & The Lizard Wizard – três projetos em estreia nos palcos nacionais – e os portugueses Modernos compõem as mais recentes confirmações.

A banda Adult Jazz é liderada por Harry Burgess – “músico de voz singular, capaz de, através do seu trimbe incomum, espalhar o folk, a pop, o jazz e a eletrónica da sua música”. Em apresentação em Lisboa estará o álbum de estreia do coletivo britânico, “Gist Is”.

As Deers vêm de Madrid e são, no momento, “uma das bandas com mais clamor no universo da música independente”. No primeiro trimestre deste ano, Ana Garcia Perrote e Carlotta Cosials gravaram, num impulso, os temas que constituem a sua única edição, “Demo”. “Bamboo” e “Trippy Gum” são "duas canções simples que nos transportam para os anos 60, soando genuínas e descarnadas de grandes arranjos". As Deers iniciaram-se em dupla, mas apresentam-se agora em formato quarteto. Irreverentes e cativantes, têm encantado os pares, a indústria e a crítica especializada.

Os King Gizzard & The Lizard Wizard editaram, em dois anos, quatro LPs. Em 2014, os discos “Float Along ­ Fill Your Lungs” e “Oddments” confirmam os australianos como "uma das mais interessantes bandas da atualidade". Fazedores de um rock psicadélico com temperos claramente vintage, a música do septeto é frenética de ritmo, casando na perfeição riffs de guitarras e acordes percussivos.

Os portugueses Modernos são constituídos por Tomás Wallenstein (guitarra e voz), Manuel Palha (baixo) e Salvador Seabra (bateria), elementos dos mais conhecidos Capitão Fausto. Em trio “rebentam com um som cru de rock, muito visceral e desafetado, que ao vivo promete”. No Vodafone Mexefest vão apresentar o EP “#1”.

Estes nomes juntam-se aos anteriormente confirmados Capicua, Cloud Nothings, Perfume Genius, Sharon Van Etten, St. Vincent, The Fresh & Onlys e Tune-Yards.

O Vodafone Mexefest regressa à Avenida da Liberdade, em Lisboa, nos dias 28 e 29 de novembro. Os bilhetes para o certame, à venda nos locais habituais, custam €40.