"O Esquema Fenício", "Die, My Love" e o primeiro filme nigeriano num espaço oficial "My Father's Shadow" passaram no domingo no festival que, ao fim da primeira semana, já tem alguns títulos que se destacam na corrida à Palma de Ouro.
'Thriller' político "O Agente Secreto" foi apresentado na mostra competitiva tal como a comédia de espionagem "O Esquema Fenício", de Wes Anderson. Após o visionamento de 11 dos 22 filmes, não há um favorito claro ao prémio máxio do festival, mas destacam-se as personagens femininas fortes.
Só a mensagem do presidente dos EUA a ameaçar colocar tarifas de 100% aos filmes produzidos fora do país já causou mal, dizem os profissionais da indústria reunidos no Festival de Cannes.
"La misteriosa mirada del flamenco", uma história queer com um toque de western, faz parte da secção Un Certain Regard, a segunda mais importante do Festival de Cinema de Cannes.
"Sirât" e "Dossier 137" concorrem à Palma de Ouro em dia que também será a da homenagem a Fatima Hassouna, a fotógrafa palestiniana que morreu em Gaza e é tema de um documentário.
No festival de Cannes, o realizador Christopher McQuarrie contonou pormenores da cena em que o ator está numa avioneta sobre a África do Sul em "Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final".
A artista e modelo Casandra falou no primeiro dia de um longo depoimento que é a espinha dorsal do caso contra Combs, acusado de conspiração e tráfico sexual, que pode passar o resto da vida na prisão se for condenado.
"O Ajuste de Contas Final" chega ao maior festival do mundo com a dúvida instalada se será a despedida para o agente Ethan Hunt interpretado por Tom Cruise desde 1996.
Fatima Hassouna foi recordada na cerimónia de abertura do festival, que irá exibir o documentário em que participou, "Put Your Soul on Your Hand and Walk".